Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Marcelo e Costa no Luxemburgo para apelarem ao voto da comunidade portuguesa

O Presidente da República o primeiro-ministro viajam no domingo para o Luxemburgo para reuniões com os homólogos luxemburgueses e um encontro com portugueses para apelar ao voto daquela que é a maior comunidade estrangeira no país.

Marcelo e Costa no Luxemburgo para apelarem ao voto da comunidade portuguesa
Notícias ao Minuto

17:32 - 25/03/23 por Lusa

Política Marcelo e Costa

Depois da participação na Cimeira Ibero-Americana nos últimos dias, em Santo Domingo, na República Dominicana, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa deslocam-se ao Luxemburgo.

"Vou ao Luxemburgo com o primeiro-ministro apelar à comunidade portuguesa a ver se vota, é um absurdo termos a comunidade mais forte no Luxemburgo [e uma parte não votar]. Pode ser decisiva, os políticos todos luxemburgueses pedem para que os portugueses se inscrevam e votem, têm agora um prolongamento até 17 de abril, vamos ver se os convencemos", referiu o chefe de Estado aos jornalistas, em Santo Domingo.

O Luxemburgo tem este ano duas eleições: as locais, a 11 de junho e cujo prazo para inscrição termina no dia 17 de abril, e as legislativas, no dia 08 de outubro.

Portugal é a maior comunidade estrangeira no Luxemburgo. Em 2021 havia mais de 93.000 portugueses a viver no país, correspondendo a 30% do total da população.

O encontro do Presidente da República e do primeiro-ministro com a comunidade portuguesa está previsto para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa).

O jogo entre a seleção nacional de futebol portuguesa e a luxemburguesa, de qualificação para o Europeu de 2024, tem início previsto para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), mas a agenda do chefe de Estado começa às 17:00 locais (16:00 em Lisboa), com um encontro privado com o Grão-Duque do Luxemburgo, no Palácio Grão-Ducal.

Em simultâneo, o primeiro-ministro português reúne-se com o homólogo luxemburguês, Xavier Bettel.

Leia Também: Marcelo e Costa discursam este sábado em cimeira na República Dominicana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório