Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 25º

Marcelo e Costa discursam este sábado em cimeira na República Dominicana

O Presidente da República e o primeiro-ministro discursam hoje na 28.ª Cimeira Ibero-Americana, em Santo Domingo, a primeira em formato totalmente presencial desde o início da pandemia de covid-19.

Marcelo e Costa discursam este sábado em cimeira na República Dominicana
Notícias ao Minuto

06:15 - 25/03/23 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

Estão desde sexta-feira na República Dominicana para este encontro, que tem como lema "Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável", os chefes de Estado e de Governo do Equador, que acolherá a próxima cimeira, Espanha, Portugal, Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Honduras, Paraguai e Uruguai, além do país anfitrião, prevendo-se que se juntem a estes mais dois ou três presidentes.

Hoje haverá duas sessões de trabalho com intervenções dos chefes de Estado e de Governo e restantes representantes dos 22 países da comunidade ibero-americana.

No fim da cimeira, é esperada a habitual conferência de imprensa conjunta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou na quarta-feira à noite à capital da República Dominicana, onde na quinta-feira realizou uma visita oficial de um dia, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

O primeiro-ministro chegou a Santo Domingo na sexta-feira à noite, vindo de Bruxelas, no avião do chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, quando já decorria a cerimónia de abertura da cimeira, a tempo apenas do jantar oficial.

A pandemia de covid-19 levou a que o anterior destes encontros, em Andorra, previsto para 2020, se realizasse apenas em 2021, com formato híbrido.

A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.

A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, no México. Os encontros de chefes de Estado e de Governo repetiram-se, com periodicidade anual, até 2014. Desde então, passaram a ser de dois em dois anos.

Em regra, Portugal tem sido representado nas cimeiras ibero-americanas conjuntamente pelos chefes de Estado e de Governo.

O primeiro-ministro e o Presidente da República estiveram juntos e estrearam-se ambos nestes encontros em outubro 2016, na cimeira de Cartagena das Índias, na Colômbia.

Em novembro 2018, Marcelo Rebelo de Sousa participou na 26.ª Cimeira Ibero-Americana, na cidade histórica de Antigua, na Guatemala.

Em abril de 2021, o Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram na 27.ª Cimeira Ibero-Americana, em Andorra-a-Velha, Andorra, marcada pela pandemia de covid-19.

Leia Também: Marcelo rumou à República Dominicana (e há imagens)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório