Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 26º

"Maioria das propostas antirracistas não acompanhadas pelas esquerdas"

A antiga deputada não inscrita Joacine Katar Moreira disse que a "maioria" das suas "propostas antirracistas" no Parlamento "foram isoladas e não acompanhadas pelas esquerdas".

"Maioria das propostas antirracistas não acompanhadas pelas esquerdas"

Joacine Katar Moreira, antiga deputada não inscrita à Assembleia da República, 'desabafou' esta sexta-feira, no Twitter, sobre o alegado isolamento que as suas propostas antirracistas sofreram no Parlamento, acusando o "ressurgir de ideias nacionalistas e elitistas".

"Para nós, minorias raciais e imigrantes, a xenofobia que temos visto não é novidade. Sempre foi assim e sempre o sentimos na pele, embora por vezes desconfiando do que estávamos a sentir. Hoje está escancarado para toda a gente. E é transversal. A questão é, como combater isto?", questionou a antiga militante do Livre, na rede social.

"A maioria das propostas antirracistas que deixei na AR foram isoladas e não acompanhadas pelas esquerdas. O crescimento da extrema-direita e dos liberais é sintomático do fechamento da sociedade e do ressurgir de ideias nacionalistas e do elitistas", continuou Katar Moreira.

A antiga deputada considerou que "não se combateram as ideias do Chega nem da IL quando entraram no Parlamento". Antes "pelo contrário", acusou, "foram muito toleradas e ganharam espaço e oxigénio".

"O PSD perdeu força e ao invés de se distinguir como direita democrática prefere unir-se à extrema-direita para ter acesso ao poder", concluiu, considerando que "PCP e BE lutam pela vida e por votos que serão cada vez menores ao não radicalizarem a sua posição face a temas centrais e democráticos saídos dos movimentos sociais".

"E diga-se, caem no erro de alimentar a onda extremista quando não condenam a violência policial, por exemplo. Resta-nos resistir, mesmo que cada qual no seu buraco, e tentarmos travar esta onda que se agigantará cada vez mais se nada fizermos", disparou ainda.

Leia Também: "O PCP que trate de si e de formar militantes mais humanistas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório