Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

PCP recomenda tarifa social da água e saneamento no município de Aveiro

O PCP anunciou esta quinta-feira que vai apresentar à Assembleia Municipal de Aveiro uma recomendação para que seja instituída a tarifa social da água e saneamento.

PCP recomenda tarifa social da água e saneamento no município de Aveiro
Notícias ao Minuto

11:14 - 09/02/23 por Lusa

Política PCP

"Esta iniciativa visa dar início a um processo de redução dos encargos das famílias, semelhante ao que já existe para a energia (eletricidade e gás) do qual beneficiam 5.623 agregados familiares do concelho, o que nos dá a dimensão da necessidade de apoio desse apoio", justifica o PCP.

Observando que "Aveiro é a capital de distrito de Portugal com a tarifa mais alta", os comunistas esperam que os deputados municipais aprovem a recomendação, que deverá ser apreciada na sexta-feira, para que seja dado "um grande passo" na criação da tarifa social, a qual terá de ser proposta pelo executivo municipal.

"A criação desta tarifa social, prevista na lei, é justificada pela delicada e difícil situação económica de muitas famílias", salienta o PCP, que reagiu na quarta-feira, em comunicado, ao aumento dos preços praticados pela concessionária da água e saneamento.

"A empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA) anunciou um aumento brutal de 7,9% no tarifário da água e saneamento para 2023, aumento este que criará acrescidas dificuldades às famílias e às micro, pequenas e médias empresas, já fortemente penalizadas", criticou.

No comunicado, o PCP sublinha também que, apesar disso, "os trabalhadores daquela empresa, em janeiro de 2023, continuam sem ver qualquer aumento salarial como, justamente, reivindicam".

A AdRA, em esclarecimento enviado à Lusa, havia já justificado que a atualização das tarifas dos serviços de água e saneamento, em 7,9%, "foi feita em conformidade com a Entidade Reguladora".

A AdRA - Águas da Região de Aveiro, S.A. é a entidade que gere e explora em regime de parceria pública os serviços de água e saneamento relativos ao Sistema de Águas da Região de Aveiro (SARA), tendo como acionistas a AdP - Águas de Portugal, S.A. e os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga, Vagos e Ovar.

Leia Também: PCP pede fim de portagens na A28 com reversão da concessão para o Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório