Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Donativos à JMJ com acordo de confidencialidade? "Falta de transparência"

A antiga eurodeputada socialista criticou a falta de transparência com as contas da Jornada Mundial da Juventude.

Donativos à JMJ com acordo de confidencialidade? "Falta de transparência"
Notícias ao Minuto

08:23 - 06/02/23 por Marta Amorim

Política Ana Gomes

Ana Gomes revela que há empresas privadas que fizeram donativos "significativos", como é o caso da CGD - que terá doado 100 milhões de euros à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), considerando que há falta de transparência com as contas do evento.

No seu espaço de comentário na SIC Notícias, a eurodeputada refere que todos os donativos dados à Jornada Mundial da Juventude, como é o caso dos contratos para a comercialização da marca 'JMJ' "estão protegidos por um acordo de confidencialidade".

"A que título?", questiona. 

"Porque é que nesta matéria não há total transparência? (...) Como é que o Presidente da República, o Governo, a Câmara Municipal de Lisboa, as outras câmaras que estão envolvidas, a própria Igreja pode tolerar um esquema de cláusulas de confidencialidade?", atirou ainda. 

Recorde-se que na entrevista dada à RTP, Dom Américo Aguiar, confrontado com o caso de Madrid, onde as JMJ foram realizadas com um grande bolo de donativos, este disse que Portugal não tinha esse "músculo". 

Contudo, segundo o Jornal Económico, a Fundação responsável pela organização da Jornada, recebeu 4,9 milhões de euros de donativos - em cash ou em espécie como serviços prestados - de 21 empresas que vão desde o sector financeiro e telecomunicações, passando por consultoras e produtoras de vinhos, até à distribuição alimentar e não alimentar, bem como advocacia.

Trata-se de empresas como a CGD, BPI, SIBS, Altice, Deloitte, Sogrape, Pingo Doce e El Corte Inglés e Abreu Advogados, refere o mesmo jornal.

Leia Também: JMJ? "Vai haver uma redução de custos significativa" nos dois palcos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório