Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

PS/Açores diz que "atraso" no porto das Lajes está a "condicionar" Flores

O líder da bancada do PS/Açores no parlamento açoriano, Vasco Cordeiro, considerou hoje que o "atraso" no investimento no porto das Lajes está a "condicionar" o futuro da ilha das Flores.

PS/Açores diz que "atraso" no porto das Lajes está a "condicionar" Flores
Notícias ao Minuto

17:33 - 31/01/23 por Lusa

Política Ilha das Flores

O dirigente socialista, que falava na abertura das jornadas parlamentares do PS, que decorrem na ilha das Flores, alertou que "mais de dois anos depois da destruição do porto das Lajes pelo furacão Lorenzo, ainda não há um fim à vista para a elaboração do projeto de reconstrução do molhe e do cais comercial".

"A urgência já existia depois do Lorenzo, mas tornou-se ainda maior depois da mais recente tempestade Efrain, que deixou a ponte cais totalmente desprotegida. É uma urgência evidente, como têm provado as dificuldades de abastecimento a esta ilha", disse o líder parlamentar do PS/Açores, citado em nota de imprensa.

Para Vasco Cordeiro, a ilha das Flores é o "exemplo da necessidade de uma resposta pronta, rápida e decidida" por parte do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), mas também do "desnorte de um Governo Regional que se arrasta na resolução dos problemas e que arrasta os Açores para uma situação de letargia, de incapacidade e de degradação".

De acordo com o também líder do PS/Açores, "ninguém tem conhecimento daquilo que o Governo Regional pretende fazer para salvaguardar o abastecimento marítimo a esta ilha".

O responsável político recordou ainda que o executivo assinou um contrato, através do Fundo Regional da Coesão, em julho de 2021, com cessação em janeiro de 2023, que "garantia a existência de um navio específico para abastecimento da ilha das Flores".

Leia Também: PS preocupado quanto à concretização do projeto RAEGE na ilha das Flores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório