Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Último mês foi "catastrófico para a imagem do Governo", diz Sousa Pinto

Para o deputado socialista o ambiente político do país "está crescentemente irrespirável" e é preciso que os "temas essenciais" regressem ao debate democrático.

Último mês foi "catastrófico para a imagem do Governo", diz Sousa Pinto
Notícias ao Minuto

09:05 - 25/01/23 por Carmen Guilherme

Política Política

O socialista Sérgio Sousa Pinto considerou, na terça-feira, que o último mês foi "catastrófico para a imagem do Governo e para o ambiente político" de Portugal, sendo necessário que o debate democrático e o espaço público regressem aos temas "essenciais" para o "futuro" do país.

No seu habitual espaço de comentário na CNN Portugal, o deputado começou por admitir que os casos que têm vindo a público "não dão saúde política a nenhum Governo", mas que se nota da parte do Executivo "uma grande vontade em virar a página e sair deste ciclo terrível". 

"O Governo pode só queixar-se de si próprio. Não vale a pena dizer que existe uma central qualquer ou que são os comentadores ou jornalistas, não. As instituições estão a cumprir o seu papel, designadamente as instituições jurisdicionais, a imprensa livre também faz o seu papel e, portanto, o epicentro destas dificuldades deve ser buscado no próprio Governo", afirmou.

O socialista notou depois que estas polémicas geraram uma "reivindicação" da Direita em substituir o Governo, mas que "acompanha" o Presidente da República e entende que o país "não quer" eleições neste momento.

"Gerou-se uma vontade por parte, naturalmente, da oposição, da Direita - porque o PCP e o Bloco não têm nada a ver com esta reivindicação - no sentido de substituir o Governo. Uns querem que o Presidente demita o primeiro-ministro, dissolva o Parlamento, outros acham que seria preferível que o Presidente convidasse o primeiro-ministro a formar um novo Governo", lembrou.

"Aí temos que aderir sem reservas à doutrina do Presidente da República, tem toda a razão. O primeiro-ministro confrontado com uma exigência dessa natureza, que é dificilmente compaginável com o nosso sistema político, não teria outra alternativa se não demitir-se e provocar eleições", sublinhou.

"Eu nisso também acompanho Presidente da República: acho que o país não quer eleições, o país quer é um bocadinho de paz, sossego, tranquilidade, se possível, uma boa notícia ou duas e vencer este ultimo mês, a todos os títulos catastrófico para a imagem do Governo e para o ambiente político do país, que está crescentemente irrespirável", considerou também Sousa Pinto.

Por isso, o socialista rematou: "É preciso que o debate democrático e o espaço público regressem aos temas que são essenciais para a vida do país e para o futuro do país".

Leia Também: "País está refém" de discussão que "não tem nada a ver" com política

Recomendados para si

;
Campo obrigatório