Meteorologia

  • 23 MARçO 2023
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Sá Carneiro também "germinou a semente que levaria ao 25 de Abril"

O presidente da Assembleia da República assinalou hoje os 50 anos da renúncia de Francisco Sá Carneiro ao lugar de deputado na Assembleia Nacional, destacando que foi esta decisão que denunciou a natureza autoritária do Estado Novo.

Sá Carneiro também "germinou a semente que levaria ao 25 de Abril"
Notícias ao Minuto

07:33 - 25/01/23 por Lusa

Política Sá Carneiro

Este facto histórico do percurso político do antigo primeiro-ministro e fundador do PPD/PSD foi lembrado por Augusto Santos Silva numa mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter.

"Há 50 anos, Francisco Sá Carneiro renunciava ao lugar de deputado na Assembleia Nacional, porque todas as iniciativas de reforma eram bloqueadas. Assim denunciava a natureza profundamente autoritária do Estado Novo", escreveu o presidente da Assembleia da República.

De acordo com o ex-ministro de Estado e dos Negócios, este gesto de Francisco Sá Carneiro em 1973, então deputado da ala liberal, também contribuiu para germinar "a semente que levaria ao 25 de Abril".

Na segunda-feira, o presidente da Assembleia da República recordou Miller Guerra, ouro deputado da ala liberal, "que há 50 anos, na então Assembleia Nacional, soube erguer a sua voz contra a guerra colonial e defender que o país devia evoluir para a paz e para a democracia".

Leia Também: Morte de Teixeira da Silva. "Notícia triste para a cultura portuguesa"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório