Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PS quer doutoramento no Politécnico mas trava designação de universidade

O dirigente socialista Porfírio Silva defendeu esta quinta-feira o fim do travão à outorga do grau de doutor por instituições do subsistema politécnico, mas advertiu que uma mudança da designação para universidades politécnicas não deve ser feita já.

PS quer doutoramento no Politécnico mas trava designação de universidade
Notícias ao Minuto

19:04 - 19/01/23 por Lusa

Política Politécnicos

Estas posições sobre os desenvolvimentos futuros das instituições politécnicas foram abordadas a título individual, em plenário, na Assembleia da República, pelo deputado Porfírio Silva, membro do Secretariado Nacional do PS.

Na sua intervenção, Porfírio Silva, deputado eleito pelo círculo de Aveiro, referiu-se a duas questões que vão colocar-se em breve no parlamento: Devem os Politécnicos poder outorgar o grau de doutor? Deve a designação Instituto Superior Politécnico ser substituída pela de Universidade Politécnica?

"Quanto à questão dos doutoramentos, o sistema está hoje maduro para podermos retirar o travão legal que veda automaticamente a outorga do grau de doutor às instituições do subsistema politécnico. O reconhecido contributo dos Politécnicos para a materialização de programas doutorais é um argumento substantivo a favor desta opção", sustentou Porfírio Silva.

O membro da direção do PS apontou depois que "a existência, desde a modificação do regime jurídico de graus e diplomas em 2018, de um enquadramento jurídico capaz de garantir que só há doutoramentos de qualidade reconhecida, com base nas condições concretas de cada instituição e cada doutoramento, torna esta decisão segura".

"Por tudo isto, creio chegado o momento de, neste ponto, aprovar o essencial das propostas da Iniciativa Legislativa de Cidadãos, do Bloco de Esquerda e do PCP", completou Porfírio Silva.

Já em relação às propostas para que os Institutos Superiores Politécnicos "passem, de forma universal e automática, a chamar-se Universidades Politécnicas", Porfírio Silva assinalou que, um país com a dimensão de Portugal "passaria, assim, de um dia para o outro, a dispor de umas três dezenas de instituições designadas universidades".

"E passaríamos a chamar Universidade a instituições sem condições para organizar doutoramentos, mesmo depois de retirado o travão legal", advertiu.

O membro do Secretariado Nacional do PS observou que "os Politécnicos têm dado muito ao país" e importa "continuar a investir para prosseguir nesse caminho".

"Mas só há um caminho para o sucesso. Esse caminho é a qualidade. Qualidade da formação, qualidade da organização, qualidade da investigação, mais-valia para os territórios. Tudo o que possa parecer mera cosmética legislativa vai prejudicar os próprios Politécnicos", avisou.

Mas Porfírio Silva foi ainda mais longe nos seus avisos, dizendo que há "a responsabilidade de poupar o ensino superior a uma guerra entre instituições por causa do assunto mal assimilado da mudança de designação".

"Eliminando o travão cego aos doutoramentos nos Politécnicos, abrimos uma nova via de aprofundamento qualitativo do sistema", considerou o dirigente socialista.

Neste contexto, para Porfírio Silva, "não há nenhuma vantagem objetiva" em fazer já essa mudança de designação "e há a enorme desvantagem de essa alteração ser feita em clima de disrupção entre universidades e politécnicos".

"Algo que, acredito, temos a responsabilidade de evitar", acrescentou.

Leia Também: PS acusa líder do PSD de ter defendido que havia professores a mais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório