Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

PAN sobre detenção de Greta. "Por cá [...] acabam condenados a pagar"

A ativista climática foi detida numa ação na Alemanha. A líder do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) acabou por comparar com a situação que se vive em Portugal.

PAN sobre detenção de Greta. "Por cá [...] acabam condenados a pagar"
Notícias ao Minuto

10:41 - 18/01/23 por Notícias ao Minuto

Política Greta Thunberg

A porta-voz do PAN comentou, na terça-feira, a detenção da ativista climática Greta Thunberg, que aconteceu ontem durante uma manifestação contra a demolição de uma vila em Lützerath, na Alemanha.

"Greta Thunberg foi detida, na Alemanha por protestar contra a expansão de uma mina de carvão, apesar do governo afirmar que abandonará o carvão até 2030", começou por escrever Inês Sousa Real numa publicação partilhada no Twitter.

Comparando a situação com as manifestações que têm acontecido em Portugal, a deputada única do partido sublinhou que em território nacional "os jovens que se manifestaram pelo seu direito ao ambiente e a um clima estável acabaram condenados a pagar uma multa".

A responsável referia-se aos quatro estudantes detidos em novembro durante uma operação na Faculdade de Letras, em Lisboa. Os jovens foram condenados a pagar uma multa de 295 euros pelo crime de desobediência.

"Estamos a menos de 7 anos do ponto de não retorno, é urgente apostar na transição climática, pelas presentes e futuras gerações, sem penhorar outros valores como o património natural em nome da dita transição e garantindo os direitos e interesses das populações", rematou Sousa Real na nota partilhada nas redes sociais.

Leia Também: Greta Thunberg libertada após breve detenção na Alemanha 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório