TAP. IL quer alargar objeto do inquérito à injeção de 3,2 mil milhões

A Iniciativa Liberal manifestou hoje apoio à constituição de uma comissão de inquérito parlamentar sobre a gestão da TAP e defendeu que o objeto de investigação deve ser alargado à injeção financeira do Estado na empresa.

Carlos Guimarães Pinto

© Global Imagens

Lusa
06/01/2023 13:02 ‧ 06/01/2023 por Lusa

Política

TAP

 

Esta posição foi transmitida pelo deputado Carlos Guimarães Pinto em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, ocasião em que salientou que a sua força política "esteve sempre na fila da frente, desde o princípio, na exigência de escrutínio à injeção de dinheiro na TAP" por parte do Estado.

"Fomos os primeiros a pedir uma auditoria à decisão de injetar dinheiro na TAP em 2020. Por isso, estamos de acordo que se continue a escrutinar", declarou, numa alusão aos pedidos de constituição de uma comissão de inquérito sobre a transportadora aérea nacional das bancadas do Bloco de Esquerda e Chega.

No entanto, Carlos Guimarães Pinto considerou essencial que esse escrutínio "seja alargado, porque os principais problemas da TAP não estão relacionados com contratações".

"Os problemas começam logo na decisão [do anterior Governo] de renacionalizar a TAP, continuam com a decisão de injetar dinheiro na TAP e depois prolongam-se com as questões de contratações e indemnizações. Em sede de comissão de inquérito parlamentar, tencionamos apresentar uma proposta para alargar o âmbito e olhar para a forma como foi tomada a decisão de injetar 3,2 mil milhões de euros" na empresa, acentuou o deputado da Iniciativa Liberal.

Leia Também: TAP. PSD votará a favor dos inquéritos parlamentares de Chega e BE

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas