Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

PSD considera visita de Costa a Leiria uma "afronta" aos empresários

As comissões distrital e concelhia de Leiria do PSD consideraram hoje a visita do primeiro-ministro, António Costa, às obras de três centros de saúde naquele concelho, no âmbito do Roteiro PRR, uma "afronta" aos empresários.

PSD considera visita de Costa a Leiria uma "afronta" aos empresários
Notícias ao Minuto

18:12 - 05/01/23 por Lusa

Política Governo

"O sr. primeiro-ministro veio claramente afrontar os empresários leirienses, a taxa de execução do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] é escandalosamente baixa e em vez de potenciar a força empresarial do distrito com uma grande execução a este nível, prefere um roteiro onde dá primazia à obra pública, em detrimento do incentivo às empresas", refere um comunicado, assinado pelos presidentes daquelas duas comissões de Leiria do PSD.

Para os sociais-democratas, o "investimento público é bem-vindo e necessário a Leiria, visto que tem sido notoriamente insuficiente", mas não se pode "ostracizar o motor da economia", principalmente no distrito de Leiria.

A nota de imprensa refere que António Costa, acompanhado dos ministros da Saúde e da Presidência visitou, na quarta-feira, as obras em curso nos centros de saúde de Amor e dos Parceiros.

"Em Leiria encontram-se em execução obras em três centros de saúde, os dois acima referidos, e a adaptação a polo de saúde do antigo jardim-de-infância da Bidoeira de Cima, num investimento global orçado em 4 milhões de euros, 3,7 milhões de euros financiados pelo PRR", referem Hugo Oliveira, presidente da Distrital e deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo de Leiria, e José Augusto Santos, presidente da Concelhia.

Os sociais-democratas acrescentaram que o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), "aproveitou a ocasião para anunciar a conclusão das obras para meados de junho deste ano, sendo que algo não bate certo quanto a datas e valores".

"Em orçamento municipal, para estas obras, estão apenas provisionados 1,1 milhões de euros para 2023. Dotações eventualmente a reforçar com a inclusão do saldo de gerência de 2022. Políticas e prioridades questionáveis, quando em 2022 foram gastos em apenas dois eventos, Leiria Sobre Rodas e Leiria Cidade Natal, mais de 1,25 milhões de euros, sem considerar gastos de energia, consumos e recursos municipais", lê-se no comunicado.

Os dirigentes esperam que, "ao contrário dos mais de 200 mil euros gastos em floreiras, o facto de o investimento ser financiado por fundos comunitários não signifique que se possa pagar caro e gastar mal".

"Tão ou mais importante que as instalações, são os recursos humanos necessários para a satisfação das necessidades da população no acesso aos cuidados de saúde primários e hospitalares, e a esse o nível o défice é notório: urgências do hospital de Leiria sistematicamente encerradas, elevados tempos de espera para cirurgias e consultas de especialidade, falta de médicos de saúde familiar nos centros de saúde o que conduz à dificuldade de agendamento de consultas em tempo oportuno", salientam.

O PSD de Leiria congratula-se com a entrada de 38 médicos internos de formação geral, 21 médicos internos de formação específica e 12 médicos de formação em medicina geral e familiar e esperam que seja possível "promover a fixação destes profissionais no quadro dos estabelecimentos de saúde do concelho de Leiria".

Leia Também: António Costa: PSD "passista" deseja um Governo "bem fritinho" até 2024

Recomendados para si

;
Campo obrigatório