Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

"Mais uma vez", o Governo está a "beneficiar os combustíveis fósseis"

Porta-voz do PAN expressou "preocupação" face à revisão do ISP.

"Mais uma vez", o Governo está a "beneficiar os combustíveis fósseis"
Notícias ao Minuto

18:04 - 05/12/22 por Carmen Guilherme

Política PAN

O PAN considerou, esta segunda-feira, que o Governo está a "beneficiar" os combustíveis fósseis e criticou a "ausência" de medidas e planeamento para o inverno, numa reação ao facto de o Executivo socialista ter feito uma revisão do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que anula a redução do preço dos combustíveis.

"O PAN tem deixado bem claro que temos de parar de beneficiar os combustíveis fósseis e aliviar as famílias e as empresas", começou por dizer a porta-voz do PAN, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, recordando que "o Governo tem na gaveta uma proposta de regulamentação", que faz com que desde o ano passado tenha "autorização legislativa" para agir "relativamente aos tetos máximos dos preços dos combustíveis", e defendendo a "reintrodução dos preços máximos da bilha de gás".

"Até porque sabemos que vem aí um inverno novamente rigoroso, que a escalada dos preços vai prejudicar, uma vez mais, as pessoas que já estão em situação de pobreza energética e ainda não ouvimos da parte do Governo, ao contrário de outros países como a França, dizer o que é que vai fazer se, de facto, tivermos até outras medidas que possam pôr em causa, de forma continuada, o abastecimento de energia", notou.

A líder do PAN expressou assim "preocupação" e deixou críticas à "ausência" de planeamento.

É com preocupação que olhamos para mais uma vez o Governo estar a beneficiar os combustíveis fósseis, mas também uma total ausência de medidas e planeamento para aquilo que vai ser este inverno", criticou, referindo é que urgente "que se ponha e marcha" medidas aprovadas no Orçamento do Estado.

Recorde-se que o Governo fez uma revisão fiscal do ISP. Desta forma, os preços dos combustíveis aumentaram, mais 1,5 cêntimos na gasóleo e quase dois cêntimos na gasolina, o que levou a várias críticas da oposição.

Leia Também: Referendo à eutanásia? "Argumentos do PSD não colhem", diz PAN

Recomendados para si

;
Campo obrigatório