AR autoriza deslocação de Marcelo a Cabo Verde com voto contra do Chega

A Assembleia da República autorizou hoje a deslocação do Presidente da República a Cabo Verde, na próxima semana, com o voto contra do Chega e a favor dos restantes partidos.

Assembleia da república, Parlamento

© Global Imagens

Lusa
02/12/2022 13:36 ‧ 02/12/2022 por Lusa

Política

Governo

No pedido de assentimento, Marcelo Rebelo de Sousa pede autorização para se deslocar a Cabo Verde, entre os dias 9 e 11 de dezembro, "para assistir à cerimónia de homenagem e de concessão, a título póstumo, do grau de Doutor Honoris Causa a Amílcar Lopes Cabral".

Amílcar Lopes Cabral nasceu em Bafatá (Guiné-Bissau) em setembro de 1924, mas ainda criança vai viver para Cabo Verde, onde frequenta os estudos.

Em 1945, consegue uma bolsa de estudos e ingressa no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa onde tem contacto com grupos antifascistas. Em 1959, juntamente com Aristides Pereira, o seu irmão Luís Cabral, Fernando Fortes, Júlio de Almeida e Elisée Turpin, funda o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Em 20 de janeiro de 1973, Amílcar Cabral é assassinado em Conacri, sendo até hoje considerado um dos maiores pensadores do anticolonialismo africano.

De acordo com a Constituição da República, o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem o assentimento da Assembleia da República.

Leia Também: Os seis rostos. Já tomaram posse os novos secretários de Estado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas