Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

PS "dialogante". Partido destaca 112 propostas de alteração aprovadas

 Lisboa, 25 nov 2022 (Lusa) -- O líder parlamentar do PS considerou hoje que a sua bancada foi dialogante na fase de especialidade do debate do Orçamento do Estado para 2022 e destacou a aprovação de 112 propostas de alteração.

PS "dialogante". Partido destaca 112 propostas de alteração aprovadas
Notícias ao Minuto

12:44 - 25/11/22 por Lusa

Política OE2023

Esta posição foi defendida por Eurico Brilhante Dias na sessão de encerramento do debate da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2023.

"O Grupo Parlamentar do PS foi e quis ser dialogante em sede de especialidade e apresentou e aprovou alterações que melhoram a proposta original, reforçando o que para nós é verdadeiramente essencial: Mais coesão, aposta nos mais jovens, proteção dos mais vulneráveis e impulso ao crescimento económico sustentável", sustentou o líder da bancada socialista.

Eurico Brilhante Dias destacou depois que "o trabalho desenvolvido em sede de especialidade possibilitou a aprovação de 122 propostas de alteração ao Orçamento, um número superior às alterações aprovadas no Orçamento de 2022".

"Aprovámos 25 propostas de alteração do PAN, 24 do Livre, nove Bloco de Esquerda e PCP e nove do PPD/PSD e Iniciativa Liberal. Dialogámos com todos, sem exceção. E a maioria das alterações que aprovámos foram propostas da oposição", especificou.

Eurico Brilhante Dias referiu que a bancada do PS apresentou 55 medidas nas áreas da fiscalidade, habitação, ambiente, coesão territorial, apoio aos jovens e combate à evasão fiscal.

"122 propostas de alteração aprovadas - 55 apresentadas pelo Grupo Parlamentar do PS e 67 dos outros partidos democráticos. Este exercício orçamental contrasta de forma evidente com a anterior maioria de direita que governou entre 2011 e 2015", disse.

De acordo com o presidente do Grupo Parlamentar do PS, em 2013 apenas seis propostas de alteração da oposição foram aprovadas.

"Hoje aprovamos um orçamento que contém um número onze vezes superior de medidas da oposição viabilizadas. Mais um número: Em toda a legislatura de governação PPD/PSD-CDS foram aprovadas apenas 43 propostas de alteração da oposição, quatro Orçamentos do Estado e mais dois retificativos. Senhores deputados, a mentira não resiste aos factos -- o rolo compressor tinha um carimbo e esse carimbo era o da austeridade ensimesmada que sempre, sempre, não respeitou as oposições democráticas", acusou.

Leia Também: PCP contra proposta vê PS e direita afinados "pelo mesmo diapasão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório