Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Qatar? Palavras de Marcelo são "desvalorização da vida humana", diz Livre

Declarações do Presidente da República foram alvo de críticas por parte do Livre.

Qatar? Palavras de Marcelo são "desvalorização da vida humana", diz Livre
Notícias ao Minuto

17:51 - 18/11/22 por Carmen Guilherme

Política Livre

O Livre criticou, esta sexta-feira, as palavras do Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o Qatar, onde se vai realizar o Mundial2022 de futebol.

Através do Twitter, o partido liderado por Rui Tavares classificou as palavras do chefe de Estado, que geraram polémica, como uma "infelicidade" e considerou que estas são uma "desvalorização da vida humana".

"As palavras do Presidente, no final do jogo de ontem, não são apenas uma infelicidade: são uma desvalorização da vida humana que não é aceitável da parte do Presidente da República de um Estado de Direito Democrático", lê-se, numa publicação divulgada no Twitter, que é acompanhada de uma imagem que elenca as várias violações de direitos humanos apontadas ao Qatar.

Recorde-se que em causa estão as palavras de Marcelo, após a vitória de Portugal sobre a Nigéria, por 4-0, na quinta-feira, naquele que foi o último particular antes da partida para o Qatar.

O Presidente sublinhou que o "Qatar não respeita os direitos humanos", tendo logo de seguida completado: "Mas, enfim, esqueçamos isso".

Já esta sexta-feira, após ser confrontado com a polémica gerada pelas suas palavras, Marcelo disse que estava "nervoso". "Perguntaram-me sobre futebol e eu é que introduzi os direitos humanos", apontou, repetindo: "Eu levantei a questão".

"A minha ideia era primeiro em território português dizer o que penso da situação dos direitos humanos no Qatar e, depois, em território do país a que me desloco dizer o que penso dos direitos humanos", afirmou.

Leia Também: Infantino pede "respeito" para com os árbitros na hora das decisões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório