Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Não há extrema-esquerda em Portugal": Isabel Moreira defende BE e PCP

Deputada socialista defende que a esquerda nunca foi ameaça, contrariamente à direita.

"Não há extrema-esquerda em Portugal": Isabel Moreira defende BE e PCP
Notícias ao Minuto

18:52 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Política Isabel Moreira

A deputada do PS, Isabel Moreira, usou, esta segunda-feira, a rede social Twitter para defender o Bloco de Esquerda e o PCP, rejeitando que estes possam representar a extrema-esquerda em Portugal. 

Na sequência da vitória da extrema-direita em Itália, com a vitória de Giorgia Meloni, a semana arranca com um debate sobre o que está a acontecer na Europa, com a ascensão da direita.

O antigo ministro do PSD, Miguel Poiares Maduro, trouxe a lume o debate sobre os extremismos esquerda vs direita.

Isabel Moreira rejeitou que exista em Portugal extrema-esquerda e frisou que, em relação ao Bloco de Esquerda, "imaginar que é uma ameaça aos nossos valores constitucionais basilares é delírio". 

A socialista começou por apontar que "talvez seja notícia para alguns, mas não há extrema-esquerda em Portugal" fazendo referência a uma altura em que "já houve", nomeando o "PRP ou o Projeto Global (que incluía as FP - 25)".

"Felizmente o PCP resistiu a quem dele se afastou para tais derivas e presta até hoje um papel fundamental na democracia. Convém ter um bocadinho de noção do que é - ou foi - a “extrema-esquerda”. O PCP, entre outros feitos, institucionalizou o conflito . É difícil imaginar o nosso mundo sindical sem o PCP", reforçou.

A deputada sublinhou ainda que se deve "parar com simetrias absurdas" entre esquerda e direita e "perceber que PCP e BE não foram - como se viu na geringonça - nenhuma ameaça para os direitos de quem quer se seja", contrariamente à direita, na sua perspetiva.

"A extrema-direita não tem paralelo. Ponto.", conclui. 

Refira-se que a presidente do partido Irmãos de Itália (FdI), Giorgia Meloni, declarou hoje vitória nas eleições legislativas de domingo em Itália, reivindicando a liderança do próximo governo.

Este será o regresso da extrema-direita ao poder desde a II Guerra Mundial. A última vez que Itália esteve sob liderança da extrema-direita foi com Mussolini, que liderou o Partido Nacional Fascista e estabeleceu sua ditadura totalitária no país. 

Leia Também: "A senhora Meloni é muito perigosa. Soube vestir a pele de cordeiro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório