Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Um ano depois, socialistas assumem pelouros na Câmara Municipal de Oeiras

O PS vai assumir pelouros no executivo municipal de Oeiras depois de quase um ano de mandato autárquico, informou, na segunda-feira, a câmara em comunicado.

Um ano depois, socialistas assumem pelouros na Câmara Municipal de Oeiras
Notícias ao Minuto

11:06 - 23/08/22 por Lusa

Política Oeiras

Os socialistas confirmaram a informação através da página da concelhia na rede social Facebook e indicaram que Filipa Laborinho vai ser a vereadora responsável pelas pastas da Sustentabilidade, Ação climática, Igualdade e Descentralização de competências do Governo para a autarquia.

Fernando Curto e Bruno Magro, cabeça de lista e candidato número 2 do PS nas eleições autárquicas em 2021 no concelho, respetivamente, suspendem os mandatos, dando o cargo de vereadora a tempo inteiro àquela que foi a terceira na lista, como explica um despacho da câmara partilhado pela coligação "Evoluir Oeiras" (BE, Livre e Volt) no Twitter.

No comunicado do município, que faz parte do distrito de Lisboa, o presidente da autarquia, Isaltino Morais, referiu que no início do mandato se mostrou disponível para dar pelouros aos vereadores da oposição "caso assim desejassem".

"Nas últimas semanas o Partido Socialista informou pretender assumir responsabilidades na Câmara Municipal", afirmou o independente, eleito com maioria absoluta.

O PSD decidiu aceitar pelouros em janeiro deste ano, o que levou o rosto do partido nas eleições em Oeiras, Alexandre Poço, a suspender o mandato de vereador por não concordar com a decisão da concelhia.

Atualmente, Susana Duarte é a vereadora do PSD na câmara, sendo a responsável pelas pastas de Feiras e mercados, Cemitérios e Atividades económicas do município.

A única vereadora sem pelouros passa a ser Carla Castelo, eleita pela coligação 'Evoluir Oeiras'.

Numa mensagem publicada ontem na rede social Twitter, Carla Castelo assumiu "muita honra" em representar a oposição e recusou aceitar pelouros num executivo de Isaltino Morais por não se rever "nas suas políticas nem na sua forma de fazer política".

Nas eleições autárquicas de 2021, o movimento independente 'Isaltino - Inovar Oeiras' venceu com maioria absoluta (50,9% dos votos) e conseguiu oito de 11 lugares no executivo, enquanto PS, PSD e Bloco elegeram um vereador cada.

Leia Também: "Exausta". Isabel Moreira lança 'farpa' em defesa de Marin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório