Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Carga fiscal "recai demasiado sobre quem trabalha", diz Ana Gomes

Ex-candidata do PS frisa que "é sobre quem tem lucros 'caídos do céu' que se exige um justo novo imposto".

Carga fiscal "recai demasiado sobre quem trabalha", diz Ana Gomes
Notícias ao Minuto

14:36 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Política Impostos

A ex-eurodeputada Ana Gomes reagiu, esta sexta-feira, às declarações de António Costa sobre o Governo estar a estudar um imposto sobre lucros extraordinários, alertando, porém, que a situação portuguesa "não é comparável à de outros países" devido à carga fiscal elevada sobre as empresas.

Ana Gomes rapidamente reagiu a estas explicações do primeiro-ministro afirmando que "convém" que este não se faça "lucas".

"A questão é sobre quem recai a carga fiscal. E recai demasiado sobre quem trabalha, enquanto é leve ou nula sobre quem enriquece com rendas de capitais", sublinhou.

Na publicação feita no Twitter ao início da tarde, a ex-candidata do PS frisa ainda que "é sobre quem tem lucros 'caídos do céu' que se exige um justo novo imposto".

Costa foi questionado esta manhã, dia 12 de agosto, sobre as declarações do presidente da PS, Carlos César, que apelou à criação de um imposto sobre os lucros extraordinários das empresas.

O chefe do executivo sublinhou que o Governo não desconsidera "a situação de que há empresas cuja atividade tem vindo a beneficiar anormalmente pelo facto do aumento dos preços".

No entanto, Costa referiu que "para alguma delas, é preciso ter em conta" que já existem "sobretaxas e sobre sobretaxas".

"Portanto, a nossa situação não é totalmente comparável com a existência [da taxa] noutros países. E isso deve ser tido em conta, porque que já paga mais uma sobretaxa e uma sobretaxa sobre a sobretaxa, se calhar já não é razoável exigir uma terceira sobretaxa. E, portanto, isso deve ser visto com atenção", frisou acrescentando que, apesar disso, o executivo está "a analisar". 

Leia Também: Costa analisa taxa sobre lucros extraordinários, mas lembra carga fiscal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório