Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Pedro Nuno Santos? "Não lhe reconheço autoridade política"

Luís Montenegro reiterou que o PSD está a preparar a sua posição sobre o novo aeroporto e apontou o dedo a ministro das Infraestruturas: "Não acerta uma".

Pedro Nuno Santos? "Não lhe reconheço autoridade política"
Notícias ao Minuto

11:57 - 28/07/22 por Tomásia Sousa

Política Luís Montenegro

O presidente do PSD acusou, esta quinta-feira, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, de andar "desnorteado" e de "não acertar uma", depois de este ter afirmado ontem que o PSD não pode "pôr-se fora da fotografia" no que toca à nova solução aeroportuária para Lisboa.

"É público, nós estamos a fazer no PSD audições para compor aquela que será a nossa posição no diálogo que abrimos com o Governo", começou por esclarecer Luís Montenegro, quando questionado novamente sobre a posição do partido sobre o assunto. "Aproveito para dizer que o nosso interlocutor no Governo é o Dr. António Costa, primeiro-ministro, não é o ministro das Infraestruturas, eu sei que ele tem andado um bocadinho desnorteado, eu diria mesmo que ele não acerta uma."

O presidente do PSD, Luís Montenegro, falava aos jornalistas à margem de uma visita a um dos espaços da Carris onde é possível solicitar o passe gratuito para utilização dos transportes públicos em Lisboa para quem tem mais de 65 anos.

"[António Costa] é o nosso interlocutor, eu não sei sequer se o ministro está sintonizado com o sr. primeiro-ministro - não seria a primeira vez que aparecia em público precisamente dessintonizado - e, portanto, não vou estar a responder ao ministro das Infraestruturas", adiantou.

Montenegro defendeu ainda que a discussão com o Governo sobre o novo aeroporto "carece de algum recato em alguns momentos, como é o caso agora" e frisou que o PSD está a preparar a sua decisão final sobre o assunto, "sendo certo que não vai fazer aquilo que compete ao Governo.

"Quem vai decidir o que fazer ao concurso público sobre a avaliação ambiental estratégica que não chegou ao fim é o Governo, quem vai decidir a localização do novo aeroporto é o Governo. Se o Governo vai ouvir o principal partido da oposição? Por aquela que é a informação que eu tenho do primeiro-ministro, vai", esclareceu. 

Do ministro das Infraestruturas não lhe reconheço autoridade política para poder intervir neste diálogo porque eu nunca sei - nem os portugueses sabem - se ele está sintonizado com o Sr. Primeiro-ministro." 

Ao lado do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, o líder do PSD quis ainda esclarecer algumas das acusações que lhe foram apontadas por Pedro Nuno Santos, que ontem garantia que "o Governo foi até onde pôde" em matéria de expansão da capacidade aeroportuária.

"O PSD sabia que, para concretizar aquela que era a solução que foi por si escolhida [quando foi Governo], era necessário alterar uma lei que se recusou a fazer e atrasou, obviamente, o processo", afirmou o governante.

"Não há uma lei que tenha ultrapassado o chamado poder de veto dos municípios porque o PS não se entendeu com os seus parceiros de coligação governativa e parlamentar na altura, que eram o PCP e o Bloco de Esquerda. Querer endossar essa responsabilidade ao PSD é manifestamente querer deturpar a realidade dos factos", respondeu hoje o agora líder do PSD.

[Notícia atualizada às 12h30]

Leia Também: Aeroporto? "Última coisa que PSD pode fazer é pôr-se fora da fotografia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório