Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Aeroporto? "Última coisa que PSD pode fazer é pôr-se fora da fotografia"

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, deixou algumas considerações sobre as declarações feitas pelo líder do PSD na terça-feira, onde acusou o Governo de andar "a dormir" nos últimos sete anos.

Aeroporto? "Última coisa que PSD pode fazer é pôr-se fora da fotografia"

"A última coisa que o PSD pode fazer em matéria de expansão da capacidade aeroportuária da cidade de Lisboa é pôr-se de fora da fotografia", atirou esta quarta-feira Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas, em resposta às críticas feitas ontem por Luís Montenegro, no âmbito da discussão sobre o novo aeroporto de Lisboa.

O líder do PSD, recorde-se, acusou, na terça-feira, o Governo de andar "a dormir" nos últimos sete anos. "Não me peçam a mim que faça em 50 dias aquilo que não se fez em 50 anos, nem o Governo peça que faça em sete dias o que não fez em sete anos, que foi tomar uma decisão", disse Luís Montenegro.

Em resposta, o ministro das Infraestruturas deixou a reflexão: "Já agora uma observação: o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa não está atrasado há sete anos, está atrasado há 50 anos. O Governo continuou a solução que herdou de um governo PSD/CDS e travou-a com uma mudança de liderança no PSD".

Pedro Nuno Santos pediu, assim, "honestidade" e "seriedade política" na altura de "assumir responsabilidades pessoais e partidárias". "O PSD, a última coisa que pode fazer em matéria de expansão da capacidade aeroportuária da cidade de Lisboa é pôr-se de fora da fotografia. Nestes últimos sete anos o Governo foi até onde pode".

O governante manifestou reticências em comentar a solução aeroportuária, criticando a opção de Luís Montenegro por comentar a discussão, uma vez que "ela deveria ser feita no quadro da negociação que estava prevista e que aparentemente foi iniciada". "Ainda antes de concluir as dezenas de audições a entidades, o líder do PSD escolheu começar a tecer considerações...", refletiu.

Sobre as considerações de Montenegro - que falou na necessidade de obras "imperiosas" no aeroporto Humberto Delgado -, Pedro Nuno Santos deixou questões: "Precisamos de perceber, desde logo, de que obras é que está a falar. Segundo, perceber se está a dirigir essas questões ao Governo ou à concessionária do aeroporto da região de Lisboa. Terceiro, percebermos se a discussão sobre a futura solução para a região de Lisboa passa por discuti-la em postas ou discutir, sim, uma expansão da capacidade aeroportuária da região de Lisboa".

[Notícia atualizada às 13h22]

Leia Também: Montenegro defende obras "imperiosas" no aeroporto de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório