Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Votações 'arrumadas' em 45 minutos no último plenário antes das férias

As votações do último plenário da Assembleia antes das férias, que por vezes se arrastam durante horas, demoraram hoje apenas 45 minutos, uma vez que não se trata do final da sessão legislativa.

Votações 'arrumadas' em 45 minutos no último plenário antes das férias
Notícias ao Minuto

19:58 - 21/07/22 por Lusa

Política Assembleia da República

Devido à realização de eleições legislativas antecipadas, em 30 de janeiro, a primeira sessão da XV legislatura só terminará em setembro de 2023.

Por essa razão, em vez da habitual maratona de votações no último plenário antes das férias, o guião apresentava hoje apenas 19 páginas, contrastando com os dois dias de votações em julho de 2021, no final da segunda sessão legislativa -- e que viria a ser a última -- da XIV legislatura.

Talvez por isso -- e porque os trabalhos em sede de comissão se prolongam até 29 de julho -- o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, apenas se despediu com um breve "muito bom fim de semana" aos deputados.

Há um ano, e quando a máscara ainda era obrigatória na Assembleia da República devido à pandemia, o então presidente do parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, despediu-se dos deputados com desejos de "menos covid" e "as maiores venturas".

Entre as 18:30 e as 19:15, os deputados -- menos os do Chega, que abandonaram o hemiciclo ao início da tarde em protesto contra a condução dos trabalhos pelo presidente da Assembleia da República -- votaram 44 iniciativas, mas mais de metade foram projetos de resolução (sem força de lei) e apenas quatro diplomas finais, que só precisarão da promulgação de Belém para se tornarem leis.

Entre as muitas resoluções, foram aprovadas, por exemplo, recomendações feitas por PS, PSD e PAN para celebrar o "Dia Nacional dos Jardins" em 25 de maio e assinalar, no dia do seu nascimento, o legado de Gonçalo Ribeiro Telles na proteção do ambiente.

A recomendação de um Tratado Internacional para os Oceanos, proposta pelo PAN, a prevenção da contaminação e remediação dos solos (pelo PSD e Livre) ou a promoção de uma campanha de sensibilização para a poupança de água e energia (pelo PSD) foram outras das resoluções aprovadas.

O PAN insistiu na votação por pontos de várias das suas iniciativas, algumas delas aprovadas em todas as alíneas, o que levou a um comentário bem-disposto de Augusto Santos Silva.

"É unta técnica de acelerar a aprovação, discriminar por pontos", gracejou.

Em setembro, os trabalhos retomarão no dia 06, com conferência de líderes, e, no dia 07, com uma reunião da Comissão Permanente, órgão que substitui o plenário fora do período normal de funcionamento.

Ficaram para depois das férias alguns temas 'quentes', como a despenalização da morte medicamente assistida, a alteração do modelo dos debates com o primeiro-ministro no âmbito da revisão do Regimento, a solução para tentar ultrapassar o veto do Tribunal Constitucional à lei dos metadados ou o diploma do Governo sobre emergência sanitária.

Leia Também: AR aprova visitas oficiais de Marcelo ao Brasil e à Argentina em setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório