Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Louçã defende criação de condições para atrair profissionais para o SNS

Antigo dirigente do Bloco de Esquerda frisa que o problema só se agravará com o passar dos anos, devido à idade dos médicos especialistas que se aproximam da reforma e da falta de condições comparativamente com o setor privado.

Louçã defende criação de condições para atrair profissionais para o SNS
Notícias ao Minuto

22:41 - 17/06/22 por Notícias ao Minuto

Política Francisco Louçã

O antigo dirigente do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, usou o seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias para recordar as dificuldades do Serviço Nacional de Saúde que há duram há "vários anos". 

O comentador lembrou a faixa etária envelhecida dos médicos que, com o passar dos anos, apenas agrava a questão. 

Louçã afirmou que "mais de metade dos médicos de obstetrícia e ginecologia no país tem mais de de 61 anos", ou seja, "estão a cinco anos da reforma".

"No SNS, os especialistas são um pouco mais jovens, mas, apesar de tudo, quase metade tem mais do a idade que lhes permite não fazer urgências noturnas, mais de metade estão acima dos 55 anos", frisou o comentador afirmando que, por esse motivo, escassez de pessoal médico, os meses de verão, em que há férias, se tornam tão complicados. Porque não há profissionais suficientes para serem escalados durante estes períodos. 

Ao longo do 'Tabu', o antigo dirigente bloquista deu ainda ênfase às poucas mais-valias que os profissionais de saúde possuem no SNS e que, por esse motivo, houve um êxodo para os privados. 

Francisco Louçã defendeu que é preciso criar condições para atrair médicos para o SNS, tanto os mais novos quanto os que saíram por conta das poucas condições laborais. 

Leia Também: "O caos em que está o SNS é algo que não espanta ninguém"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório