Ana Gomes reagiu, esta quarta-feira, a um projeto apresentado na Duma, parlamento russo, que sugere o cancelamento da independência da Lituânia, considerando que o Ocidente pede a "rendição" da Ucrânia, enquanto a Rússia quer "alargar" a guerra.
O comentário da antiga eurodeputada surgiu após uma publicação da produtora e colunista Julia Davis, que partilhou a notícia que dá conta do projeto apresentado na Duma, e que diz que “enquanto alguns no Ocidente” pensam que “apaziguar” a Rússia a levará a acabar com a guerra, Moscovo pensa em “como expandi-la”.
Ana Gomes mostrou-se de acordo: "Exatamente. Os 'cortões dos cifrões' a pedir a rendição da Ucrânia para acabar com a guerra e a Rússia a tratar de a alargar, ofendendo a soberania da Lituânia", escreveu Ana Gomes.
Exactamente. 0s “cortões dos cifrões” a pedir a rendição da #Ucrânia para acabar com a guerra e a #Rússia a tratar de a alargar, ofendendo a soberania da #Lituânia… https://t.co/PeHTWXd7Fp
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) June 8, 2022
É de realçar que de acordo com a agência de notícias estatal russa RIA, o deputado Evgenni Fedorov, membro do Rússia Unida, partido de Vladimir Putin, apresentou um projeto para que fosse cancelado o decreto, dos tempos da União Soviética, que reconhece a independência da Lituânia.
No documento, o deputado alega que a resolução é ilegal e defende ainda que o país não se pode tornar membro da NATO.
Note-se que, por várias vezes, Ana Gomes criticou a atuação dos líderes europeus face à guerra e ao presidente russo, Vladimir Putin.
Leia Também: Ceder aos russos: "E se fosse connosco? Não lhes ocorre ir lamber sabão?"