Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

"Pinturas encerram imagens poderosas que ficarão sempre connosco"

António Costa recordou Paula Rego como "uma artista de qualidade excecional, cuja obra alcançou um grande reconhecimento internacional". Governo decreta um dia de luto nacional.

"Pinturas encerram imagens poderosas que ficarão sempre connosco"
Notícias ao Minuto

15:38 - 08/06/22 por Notícias ao Minuto

Política António Costa

O primeiro-ministro António Costa reagiu, esta quarta-feira à tarde, à morte da pintora Paula Rego, numa mensagem publicada através da rede social Twitter. O governante enalteceu o trabalho da artista, que, considerou, perdurará no tempo.

"Paula Rego era uma artista de qualidade excecional, cuja obra alcançou um grande reconhecimento internacional", começou por salientar, acrescentando que "as suas pinturas encerram imagens poderosas que ficarão sempre connosco e com as gerações por vir".

E vincou: "Aos seus familiares e amigos, apresento as mais sentidas condolências".

Já em nota do seu gabinete - enviada à comunicação social -, o primeiro-ministro acrescentou que, "nascida durante a ditadura salazarista, Paula Rego fez a sua formação artística em Londres, onde residiu grande parte da vida, mantendo sempre intacta a ligação a Portugal".

A sua obra, denotou, "alimenta-se de referências e memórias portuguesas, como os contos populares ou a literatura de Eça de Queirós", e Paula Rego "foi uma artista atenta à nossa realidade social".

"Autora de um universo figurativo singular, as suas obras não se parecem com mais nada do que com Paula Rego", frisou, confirmando que o "Governo decidiu decretar um Dia de Luto Nacional em homenagem à pintora Paula Rego".

Antes, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha lamentado a morte de Paula Rego, aos 87 anos, classificando-a como "perda nacional". "É em termos de artista plástica muito completa, com maior projeção no mundo desde que nos deixou [Maria Helena] Vieira da Silva", apontou.

Paula Rego estudou nos anos 1960 na Slade School of Art, em Londres, onde se radicou definitivamente a partir da década de 1970, mas com visitas regulares a Portugal, onde, em 2009, foi inaugurado um museu que acolhe parte da sua obra, a Casa das Histórias, em Cascais.

Nascida a 26 de janeiro de 1935, em Lisboa, foi galardoada, entre outros, com o Prémio Turner em 1989, e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2013, além de ter sido distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 2004. Em 2010, recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico com o grau de Oficial, pela sua contribuição para as artes.

Em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal.

[Notícia atualizada às 15h47]

Leia Também: "Dardo contra o preconceito". Personalidades reagem à morte de Paula Rego

Recomendados para si

;
Campo obrigatório