Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Marisa Matias. "É preciso libertar Julian Assange já, não extraditá-lo"

Eurodeputada pelo Bloco de Esquerda defende que Julian Assange "foi criminalizado" por dar a conhecer atrocidades ao mundo.

Marisa Matias. "É preciso libertar Julian Assange já, não extraditá-lo"
Notícias ao Minuto

09:56 - 19/05/22 por Beatriz Maio

Política Liberdade

A bloquista Marisa Matias manifestou a sua opinião nas redes sociais, onde defendeu que "é preciso libertar Julian Assange já, não extraditá-lo", mensagem acompanhada por uma fotografia onde a deputada do Bloco surge a segurar um cartaz onde diz: "Não à extradição".

Marisa Matias explicou que "sem a divulgação, pela Wikileaks, dos documentos revelados por Chelsea Manning, o mundo não saberia hoje o grau ou extensão das atrocidades dos crimes de guerra cometidos pelos EUA, juntamente com outros governos".

Neste sentido, recordou que "nenhum dos responsáveis por esses crimes de guerra foi responsabilizado até ao momento", no entanto, Julian Assange "foi criminalizado por permitir ao mundo conhecer esses crimes".

Com este argumento justifica que, a seu ver, "a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos da América abre um perigoso precedente para o jornalismo e para a liberdade de imprensa", acrescentando que o "jornalismo não é, nem pode ser, um crime".

Leia Também: Sanções à Rússia? "Moscovo acaba por cobrar mais e receber mais dinheiro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório