PSD sugere criação de 'voucher' de cultura de 120 euros para os jovens

O PSD propôs hoje a criação de um 'voucher' destinado à cultura para os jovens, com um valor de 120 euros, assim como a isenção de IMT até aos 150 mil euros na aquisição da primeira habitação.

PSD

© Global Imagens

Lusa
12/05/2022 19:38 ‧ 12/05/2022 por Lusa

Política

OE2022

Numa conferência de imprensa de apresentação de um pacote de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2022, que decorreu hoje na Assembleia da República, a vice-presidente do grupo parlamentar do PSD para a área do Orçamento e Finanças, Paula Cardoso, apresentou duas propostas para a juventude -- que considerou "o elo mais fraco e esquecido" da sociedade -- e que foram entretanto reivindicadas pela Juventude Social-Democrata (JSD).

Entre as propostas, consta designadamente a "criação de um 'voucher' para cultura para os jovens, na linha do que já tem sido feito em países na Europa, em Itália, em França, e noutros países".

"É um 'voucher' de 120 euros para começar, não quisemos também ser acusados de muito despesismo, mas é um 'voucher' que poderá ser utilizado numa série de programas: (...) em atividades de artes, espetáculos, literárias, monumentos, livros", frisou.

Paula Cardoso -- que, na conferência de imprensa, esteve acompanhada pelo líder da bancada parlamentar social-democrata, Paulo Mota Pinto, e pelo coordenador do PSD na Comissão de Orçamento e Finanças, Duarte Pacheco -- considerou "esta promoção do consumo cultural para os jovens essencial" e frisou que "universalizar para todos o acesso à cultura" é de "elementar justiça".

No âmbito das medidas endereçadas aos jovens, Paula Cardoso anunciou ainda que o PSD propõe alterar o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) para a primeira habitação que, "nos primeiros 150 mil euros", ficaria isenta do imposto.

A deputada sublinhou que essa medida "visa a conquista da independência mais rápida dos jovens e um melhor acesso à habitação".

Leia Também: Livre espera agora que Moedas defina como reduzir velocidade em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas