Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

PSD sugere criação de 'voucher' de cultura de 120 euros para os jovens

O PSD propôs hoje a criação de um 'voucher' destinado à cultura para os jovens, com um valor de 120 euros, assim como a isenção de IMT até aos 150 mil euros na aquisição da primeira habitação.

PSD sugere criação de 'voucher' de cultura de 120 euros para os jovens
Notícias ao Minuto

19:38 - 12/05/22 por Lusa

Política OE2022

Numa conferência de imprensa de apresentação de um pacote de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2022, que decorreu hoje na Assembleia da República, a vice-presidente do grupo parlamentar do PSD para a área do Orçamento e Finanças, Paula Cardoso, apresentou duas propostas para a juventude -- que considerou "o elo mais fraco e esquecido" da sociedade -- e que foram entretanto reivindicadas pela Juventude Social-Democrata (JSD).

Entre as propostas, consta designadamente a "criação de um 'voucher' para cultura para os jovens, na linha do que já tem sido feito em países na Europa, em Itália, em França, e noutros países".

"É um 'voucher' de 120 euros para começar, não quisemos também ser acusados de muito despesismo, mas é um 'voucher' que poderá ser utilizado numa série de programas: (...) em atividades de artes, espetáculos, literárias, monumentos, livros", frisou.

Paula Cardoso -- que, na conferência de imprensa, esteve acompanhada pelo líder da bancada parlamentar social-democrata, Paulo Mota Pinto, e pelo coordenador do PSD na Comissão de Orçamento e Finanças, Duarte Pacheco -- considerou "esta promoção do consumo cultural para os jovens essencial" e frisou que "universalizar para todos o acesso à cultura" é de "elementar justiça".

No âmbito das medidas endereçadas aos jovens, Paula Cardoso anunciou ainda que o PSD propõe alterar o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) para a primeira habitação que, "nos primeiros 150 mil euros", ficaria isenta do imposto.

A deputada sublinhou que essa medida "visa a conquista da independência mais rápida dos jovens e um melhor acesso à habitação".

Leia Também: Livre espera agora que Moedas defina como reduzir velocidade em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório