Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Costa. Voto contra de PSD e IL é prova que orçamento não tem austeridade

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o voto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade por parte de PSD e IL demonstra que "não é um orçamento de austeridade".

Costa. Voto contra de PSD e IL é prova que orçamento não tem austeridade
Notícias ao Minuto

19:00 - 28/04/22 por Lusa

Política Orçamento

"Se houvesse alguma dúvida, não há melhor prova de que este não é um orçamento de austeridade do que o facto de o PSD já ter anunciado que vai votar contra", disse o primeiro-ministro, durante a discussão da proposta de Orçamento do Estado na Assembleia da República.

Em tom jocoso, António Costa argumentou que se houvesse austeridade na proposta apresentada pelo Governo, sociais-democratas e liberais teriam votado favoravelmente e "aplaudido em aclamação".

Durante a discussão, a Iniciativa Liberal questionou se o primeiro-ministro estava em incumprimento do regimento da Assembleia da República por não comparecer às audições previstas sobre os Assuntos Europeus, pasta que está sob a alçada de António Costa.

Face à insistência dos liberais, Costa respondeu que não estava em incumprimento.

Pelos comunistas, a deputada Alma Rivera exortou o Governo a assegurar a condições para os profissionais da cultura exercerem as suas profissões, criticando a verba prevista para aquele ministério.

Na resposta, o primeiro-ministro disse que "não basta ter um Ministério da Cultura, é preciso ter um Governo da Cultura", relembrou que as verbas para a Cultura não se esgotam no valor previsto no OE2022 e assegurou que haverá o envolvimento de outros ministérios neste setor.

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 vai ser discutida no parlamento entre hoje e sexta-feira. A votação na generalidade está agendada para sexta-feira.

Leia Também: Costa compromete-se com criação de quadro permanente de praças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório