Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Zelensky "xenófobo", a comparação com Mário Machado e as reações ao PCP

Da Esquerda à Direita, muitos foram os que criticaram ontem fortemente o partido e a chuva de condenações à posição do PCP continuou noite dentro. 

Zelensky "xenófobo", a comparação com Mário Machado e as reações ao PCP
Notícias ao Minuto

08:27 - 21/04/22 por Notícias ao Minuto

Política Guerra na Ucrânia

O Partido Comunista Português (PCP) deu que falar ontem, quarta-feira, ao se manifestar contra as declarações do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Assembleia da República. Da Esquerda à Direita, muitos foram os que criticaram ontem fortemente o partido e a chuva de condenações à posição do PCP continuou noite dentro. 

Duarte Marques, ex-deputado do PSD, juntou-se ao rol de políticos a 'apontar o dedo' ao partido comunista. No Twitter, o deputado respondeu à posição tomada pelo partido, que não participará na sessão onde Zelensky marcará hoje presença, afirmando que "é caso para dizer, mais do que nunca, 'só faz falta quem cá está'".

Num comentário anterior, o mesmo afirma ainda que a declaração do PCP "é uma vergonha". 

O líder do PSD, Rui Rio, descreveu, em poucas palavras, a decisão do partido como "absolutamente incompreensível". 

Também o diretor de informação da SIC, Ricardo Costa, comentou esta posição do partido, no Jornal da Noite da estação, classificando-a como “um delírio”.

O jornalista considera ainda que esta decisão do PCP está relacionada com a falta de um “quadro internacional minimamente atual” que o possa guiar. O partido “está perdido” e segue “um quadro dos anos 50 que não tem qualquer sentido hoje”.

Por outro lado, o deputado do PSD Alexandre Poço refere não entender "a surpresa e o choque geral com a posição do PCP".

"Sempre foram assim. Como se lê na Bíblia, 'não há nada de novo debaixo do Sol'", acrescenta ainda.

A comparação com Mário Machado

O antigo deputado comunista António Filipe decidiu acrescentar à posição do PCP mais declarações polémicas. Numa publicação no Twitter, ao final da noite, o assessor parlamentar mencionou que, já que teríamos hoje Zelensky na Assembleia da República, "talvez alguém convide" também "Mário Machado para estar presente nas galerias".

Acrescenta que "os amigos são para as ocasiões". 

O comentário gerou muitas críticas no Twitter que rapidamente se insurgiu contra o ex-deputado.

Rafael Corte Real, antigo candidato a presidente da Câmara de Gondomar pela Iniciativa Liberal, respondeu a António Filipe afirmando que o povo fez bem em tirá-lo da Assembleia da República e que "já só faltam 6".

Zelensky "personifica um poder de cariz xenófobo e belicista"

As declarações do PCP levaram a muitas reações devido à forma como descreveram o presidente ucraniano. 

A líder parlamentar do PCP, Paula Santos, ao anunciar a decisão do Partido Comunista de se ausentar do Parlamento durante o discurso de Zelensky, reafirmou que o PCP defende uma "solução negociada" e considerou que o presidente ucraniano "personifica um poder de cariz xenófobo e belicista".

Paula Santos apontou ainda que Zelensky pratica uma política de "discriminação com base na língua" e mantém que os comunistas continuam a defender que houve um golpe de estado em 2014, que depôs o então presidente Viktor Yanukovych, e não confere legitimidade ao governo de Volodymyr Zelensky, eleito em 2019.

Recorde-se que o presidente ucraniano discursará esta quinta-feira, por viddeoconferência, na Assembleia da República numa sessão marcada para as 17h00. 

A sessão solene contará com altas entidades do Estado e representantes da comunidade ucraniana nas galerias, mas sem a presença dos seis deputados do PCP.

Leia Também: Com relações marcadas por apoio e uma crítica, que dirá Zelensky hoje?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório