Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Antiga líder do PSD/Açores e ex-deputada regional no governo açoriano

Berta Cabral, social-democrata com uma longa carreira política, e Maria João Carreiro, antiga deputada regional do PSD e ex-assessora num Governo Regional socialista, são os nomes novos no executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, com a remodelação hoje anunciada.

Antiga líder do PSD/Açores e ex-deputada regional no governo açoriano
Notícias ao Minuto

20:47 - 18/04/22 por Lusa

Política Berta Cabral

Com a tomada de posse dos novos governantes marcada para terça-feira, no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a antiga líder do PSD/Açores Berta Cabral vai ser a nova secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, assumindo ainda a área da Energia.

Já a advogada Maria João Carreiro vai assumir a secretaria da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, uma vez que Duarte Freitas fica com a tutela das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

Com 69 anos, Berta Cabral, economista de profissão, foi deputada na Assembleia da República na XIII legislatura, onde foi vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. 

Em 2013 tornou-se a primeira mulher a desempenhar as funções de secretária de estado Adjunta e da Defesa Nacional, cargo que ocupou até 2015, num governo chefiado por Passos Coelho.

Foi também a primeira mulher líder do PSD/Açores entre 2008 e 2012, tendo disputado as eleições regionais de 2012, ganhas pelo PS com 49,02% dos votos, na primeira vitória do socialista Vasco Cordeiro.

Berta Cabral ganhou notoriedade enquanto presidente da Câmara de Ponta Delgada, a maior autarquia dos Açores, de 2001 a 2012.

Nesse ano, renunciou ao mandato e o município passou a ser liderado pelo até então vice-presidente, José Manuel Bolieiro, agora presidente do Governo dos Açores.

Antes, a nova responsável regional pelo Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, foi secretária das Finanças Planeamento e Administração Pública no VI Governo regional açoriano.

Foi também presidente do conselho de administração da transportadora SATA Air Açores e diretora regional em vários executivos açorianos liderados por Mota Amaral.

Quanto a Maria João Carreiro, é atualmente advogada no escritório PCB Advogados em Ponta Delgada, depois de ter sido deputada do PSD no parlamento açoriano.

Foi eleita para a Assembleia Regional em 2016, altura em que o PSD/Açores era presidido por Duarte Freitas.

Maria João Carreiro manteve-se no parlamento açoriano até ao fim da legislatura, em novembro 2020, tendo-se tornado a porta-voz do partido para a área da Educação.

Entre 2008 e 2012, foi assessora do presidente do Governo Regional Carlos César, do PS, e secretária-geral do Conselho Regional de Concertação Estratégica de 2013 a 2016.

Além da licenciatura em direito, Maria João Carreiro tem formação em Matemática, Gestão e em Ciências Económicas, tendo sido docente na Universidade dos Açores.

O atual Governo Regional, que resulta de uma coligação entre PSD, CDS-PP e PPM e tem apoio parlamentar de outros três deputados (CH, IL e independente), tomou posse em novembro de 2020, depois de o PS, que governava a região há 24 anos, ter vencido as eleições sem maioria absoluta.

Com as alterações ao Governo hoje apresentadas ao Representante da República pelo presidente do executivo José Manuel Bolieiro, saem do executivo açoriano quatro secretários regionais: Joaquim Bastos e Silva (Finanças, Planeamento e Administração Pública), Mário Mota Borges (Turismo e Energia), Susete Amaro (Cultura, Ciência e Transição Digital) e Ana Carvalho (Obras Públicas e Comunicações).

Mantêm-se no executivo o presidente José Manuel Bolieiro, o vice-presidente Artur Lima, Duarte Freitas, que assume a pasta das Finanças, a secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, o da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, o do Mar e das Pescas, Manuel São João, e o do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.

A orgânica completa do novo executivo deverá ser publicada na quarta-feira, depois de aprovada em Conselho de Governo, na terça-feira à noite.

Leia Também: Açores. Tomada de posse de novos governantes marcada para terça-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório