Parlamento moçambicano debate hoje revisão da Lei de Base das Autarquias

A Assembleia da República (AR) de Moçambique inicia hoje o debate, na generalidade, da revisão da Lei de Bases da Criação, Organização e Funcionamento das Autarquias Locais, de acordo com a agenda divulgada pelo parlamento.

Notícia

© Lusa

Lusa
13/04/2022 09:01 ‧ 13/04/2022 por Lusa

Política

Moçambique

Em fevereiro, o presidente da Comissão de Administração Pública e Poder Local (CAPPL) da AR, Francisco Mucanheia, considerou urgente a revisão da referida lei, visando adaptá-la aos desafios atuais impostos pelos novos órgãos de governação descentralizada provincial.

"Notámos que os moçambicanos defendem a atualização da legislação sobre as autarquias locais, que é uma base importante para todo o processo de descentralização", declarou Mucanheia.

Aquele deputado avançou que o país vai implantando mais autarquias e alargando a descentralização, contextos que aprofundam a democracia, mas que são também potencialmente geradores de conflitos de competências entre as várias jurisdições existentes no território.

"Por exemplo, ouvimos um debate de que há um decreto do Conselho de Ministros que dá a possibilidade de as autarquias locais solicitarem a transferência de competências para gerir escolas e unidades sanitárias. Este assunto ainda está ao nível de um decreto e nós achamos que teremos de ver como trazer o assunto de uma forma clara em sede da revisão desta lei", destacou Francisco Mucanheia.

A clarificação de competências de gestão de estruturas como morgues, cemitérios e crematórios, poderes da polícia municipal, competências dos órgãos de representação do Estado nos municípios, possibilidade de alargamento da composição dos órgãos de direção das autarquias e a segurança social dos membros das assembleias municipais são outras matérias que poderão ser objeto de debate na revisão da referida lei.

Leia Também: Parlamento moçambicano retoma sessões plenárias no dia 28

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas