Proposta do OE2022 "não responde às questões centrais do nosso país"

Líder parlamentar do PCP defende que as medidas apresentadas em outubro são ainda mais urgentes agora e que travar o aumento do custo de vida, aumentar salários e pensões e fixar profissionais de saúde são necessidades fundamentais.

Paula Santos, PCP

© Global Imagens

Marta Ferreira
11/04/2022 11:57 ‧ 11/04/2022 por Marta Ferreira

Política

PCP

A líder  parlamentar do PCP defende que a proposta do Orçamento do Estado 2022, cujas linhas gerais foram hoje apresentadas pelo Governo aos grupos parlamentares, "não responde às questões centrais do nosso país". 

Para Paula Santos, é essencial travar o aumento do custo de vida, que afeta trabalhadores, e que isso passa por "controlar e fixar preços máximos". 

"Ao que tudo indica a proposta que o Governo está a preparar de Orçamento do Estado não responde às questões centrais do nosso país, aos problemas que afetam os trabalhadores. Estamos a falar da necessidade urgente de aumentar os salários e as pensões para melhorar as condições de vida mas também travar o aumento dos custos de vida", começou por apontar aquela que é a primeira mulher líder de bancada na história do partido.

A deputada sublinha que é preciso "o controlo e fixação de preços máximos de forma a combater os preços especulativos, mas também a impedir que a guerra e as sanções, tal como a epidemia, estejam a ser o pretexto para os grupos económicos continuarem a aumentar lucros à custa do empobrecimento dos trabalhadores e do povo". 

A necessidade de fixar profissionais de saúde, o reforço do conjunto de medidas no que diz respeito à habitação, bem como travar o aumento do custo de vida são os principais pilares a que o OE2022 deve dar resposta. 

"O Governo mantém a centralidade na obsessão da redução do défice e na transferência dos custos do agravamento do custo de vida para os trabalhadores", aponta Paula Santos manifestando que o Governo mantém a recusa em resolver os problemas que afetam o povo.

Refira-se que a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) vai ser apresentada pelo Governo na quarta-feira, conforme já confirmaram as Finanças, sendo que o documento do Governo deverá rever em baixa o cenário macroeconómico em relação ao Orçamento 'chumbado' em novembro, que levou à queda do Governo e eleições antecipadas. O objetivo para o défice mantém-se inalterado. 

Leia Também: Medidas concretas só 4ª feira. "Não sei se não sabem ou não querem dizer"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas