Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Iniciativa Liberal quer "fim imediato" do uso de máscaras

Em causa está um projeto de lei apresentado, esta quarta-feira, pelo partido liberal.

Covid-19. Iniciativa Liberal quer "fim imediato" do uso de máscaras
Notícias ao Minuto

16:18 - 06/04/22 por Ema Gil Pires

Política Projeto de lei

O Iniciativa Liberal apresentou, esta quarta-feira, um projeto de lei através do qual propõe o "fim imediato da obrigatoriedade do uso de máscara" de proteção individual contra a Covid-19, informa em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O partido propõe assim que tal obrigatoriedade seja abandonada em todas as dimensões da sociedade, "com a exceção dos estabelecimentos e serviços de saúde e das estruturas residenciais ou de acolhimento", bem como dos "serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência". Ou seja, tal obrigatoriedade deixaria de aplicar-se, nomeadamente, aos estabelecimentos de ensino.

Garante, no entanto, que com esta proposta permanecerá "inalterada a liberdade dos indivíduos de continuarem a usar máscara se assim o entenderem", com o partido a destacar a "importância da responsabilidade individual e do respeito pelas opções individuais na gestão do risco associado ao contágio e à doença".

Este projeto de lei é apresentado, na perspetiva do partido, "num contexto em que a larga maioria se encontra protegida e os hospitais se deparam com números sustentáveis de doentes de Covid-19", sendo por isso "urgente a reposição da normalidade na vida dos portugueses".

Perante uma "evolução positiva da situação" da pandemia em território nacional e uma "forte taxa de vacinação já registada", o partido liderado por João Cotrim de Figueiredo considera ainda que "seria exigível ao Governo que apresentasse fundamentos concretos para a manutenção das restrições impostas".

Isto numa altura em que "a tendência em países que se encontram em situações semelhantes é a de levantamento de todas as restrições", algo que acontece nomeadamente no Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega ou Suécia, exemplifica ainda o partido, na mesma iniciativa.

Leia Também: Espanha pondera deixar cair uso obrigatório de máscaras a 19 de abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório