Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Ventura diz que "maioria de bloqueio" impediu eleição de 'vices' do Chega

O presidente do Chega, André Ventura, responsabilizou hoje uma "maioria de bloqueio", constituída por PS, PSD, PCP e BE, pela falha na eleição de um vice-presidente da Assembleia da República do seu partido.

Ventura diz que "maioria de bloqueio" impediu eleição de 'vices' do Chega
Notícias ao Minuto

19:13 - 31/03/22 por Lusa

Política Governo

"A lógica de ser uma maioria de bloqueio por parte de PS e PSD, com o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, levou a esta solução [a rejeição consecutiva dos candidatos apresentados pelo Chega]", disse André Ventura, nos Passos Perdidos do parlamento, logo após a rejeição do nome do deputado Gabriel Mithá Ribeiro.

O deputado do Chega obteve 37 votos a favor, 177 brancos e 11 nulos, aquém dos 116 deputados necessários para conseguir a maioria absoluta e ser eleito vice-presidente.

O partido começou por levar a votos para a vice-presidência da Assembleia da República Diogo Pacheco de Amorim, que falhou a eleição com 35 votos a favor, 183 brancos e seis nulos.

O presidente do Chega considerou que "ficou demonstrado, com clareza, que a questão não é o nome" que o partido apresenta.

"Há uma maioria de bloqueio que não quer o Chega na vice-presidência da Assembleia da República", repetiu, acrescentando que "ficou evidente que qualquer nome" proposto pelo partido seria 'chumbado'.

Ventura advogou que a XV Legislatura "abre com hostilidades claras", antevendo uma "legislatura de turbulência e de conflitos entre grupos parlamentares".

Leia Também: Nome de Gabriel Mithá Ribeiro (também) chumbado para 'vice' da AR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório