Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nome de Gabriel Mithá Ribeiro (também) chumbado para 'vice' da AR

Nome não obteve maioria, à semelhança do que aconteceu na primeira votação com Diogo Pacheco de Amorim. Mithá Ribeiro conseguiu (apenas) mais dois votos, afirmando que há "uma maioria de bloqueio" no Parlamento.

Nome de Gabriel Mithá Ribeiro (também) chumbado para 'vice' da AR
Notícias ao Minuto

18:06 - 31/03/22 por Notícias ao Minuto

Política Assembleia da República

O segundo nome proposto pelo Chega para a vice-presidência da Assembleia da República (AR), Gabriel Mithá Ribeiro, também foi chumbado pelos pares, à semelhança daquilo que, numa primeira votação, ocorreu com Diogo Pacheco de Amorim.

Na segunda votação, o deputado Gabriel Mithá Ribeiro obteve 37 votos a favor, 177 brancos e 11 nulos, aquém dos 116 deputados necessários para conseguir a maioria absoluta e ser eleito vice-presidente.

Com a não aprovação de Pacheco de Amorim - conseguiu 35 votos favoráveis, 183 votos brancos e seis nulos - o partido de André Ventura apresentou (ao contrário do Iniciativa Liberal que viu João Cotrim de Figueiredo ser chumbado) um novo nome ao cargo. 

Mithá Ribeiro também não mereceu aprovação, ficando a mesa do Parlamento a funcionar com o presidente - Augusto Santos Silva - e os dois 'vices' hoje eleitos: Edite Estrela, do PS, e Adão Silva, do PSD. "Nos termos do artigo 23.º do regimento, a Mesa tem quórum de funcionamento e portanto está constituída", afirmou Santos Silva.

André Ventura: "É um dia bastante negro"

Em reação ao resultado, André Ventura, ladeado por Diogo Pacheco de Amorim e Gabriel Mithá Ribeiro, os dois nomes chumbados, afirmou, aos jornalistas, que "o Chega, sabendo e conhecendo publicamente que havia infundadas mas objeções de variados quadrantes políticos ao nome de Diogo Pacheco de Amorim, apresentou outro nome", mas, no seu entender, "ficou demonstrado que a questão não é o nome que o Chega apresenta"

Há, ao invés, "uma maioria de bloqueio que não quer o Chega na vice-presidência da Assembleia da República", considerou, apontando que se trata de "um dia bastante negro"

Tal como tinha sido acordado em conferência de líderes, Ventura adiantou que o Chega não irá apresentar hoje nenhuma outra candidatura, "reservando-se para o fazer quando entender apropriado".

[Notícia atualizada às 18h22]

Leia Também: Edite Estrela e Adão Silva vices da AR. Candidatos de Chega e IL chumbam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório