Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

IL abdica de novo nome para 'vice' da AR depois de chumbo na eleição

Após falharem a primeira eleição para vice-presidentes da Assembleia da República, o Chega apresenta o nome de Gabriel Mithá Ribeiro para uma nova votação, enquanto a Iniciativa Liberal decidiu retirar-se da eleição, não apresentando qualquer nome.

IL abdica de novo nome para 'vice' da AR depois de chumbo na eleição
Notícias ao Minuto

17:18 - 31/03/22 por Lusa

Política Governo

Os candidatos indicados pelo Chega e pela Iniciativa Liberal para vice-presidentes da Assembleia da República, Diogo Pacheco de Amorim e João Cotrim Figueiredo, respetivamente, falharam hoje a eleição para o cargo.

Depois de anunciados estes resultados, o Chega e a Iniciativa Liberal tomaram decisões diferentes.

Se por um lado, o Chega decidiu levar a uma nova votação um outro nome, o deputado Gabriel Mithá Ribeiro, a Iniciativa Liberal abdicou desta prerrogativa regimental e retirou-se desta eleição.

Quando se levantou para anunciar a decisão do Chega, o líder do partido, André Ventura, disse lamentar esta decisão, apesar de a respeitar, considerando, no entanto, que este é "um dia menos bom" para a democracia.

O Chega anunciou a intenção que já tinha anteriormente expressado de que pretendia apresentar uma nova candidatura, desta vez o deputado Gabriel Mithá Ribeiro.

Já o líder parlamentar liberal, Rodrigo Saraiva, considerou que a votação significou "a democracia a funcionar" e que o partido respeita a democracia, não deixando de lamentar que o parlamento não reconheça o trabalho de João Cotrim Figueiredo na anterior legislatura, na qual teve "zero faltas" no plenário.

"É a democracia a funcionar. Aceitamos, respeitamos e não iremos reapresentar nem a candidatura do próprio João [Cotrim Figueiredo] nem de outro membro do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal", anunciou.

Pacheco de Amorim conseguiu 35 votos favoráveis e Cotrim Figueiredo 108, aquém dos 116 votos necessários para obterem a maioria absoluta e serem eleitos.

O candidato do Chega teve 183 votos brancos e seis nulos, enquanto João Cotrim Figueiredo teve 110 brancos e seis nulos.

[Notícia atualizada às 17h27]

Leia Também: Edite Estrela e Adão Silva vices da AR. Candidatos de Chega e IL chumbam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório