BE teve piores resultados nos concelhos com menos população estrangeira

Os concelhos onde o BE obteve piores resultados nas eleições legislativas de domingo caracterizam-se por terem uma baixa proporção de população estrangeira, segundo o portal EyeData.

Campanha do Bloco de Esquerda

© Nuno Cruz/NurPhoto via Getty Images

Lusa
31/01/2022 02:20 ‧ 31/01/2022 por Lusa

Política

Legislativas

Neste portal, disponível aqui, os resultados eleitorais de cada partido por concelho (no qual concorreu isolado ou em coligação) são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos em que cada partido obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio.

Depois, é possível cruzar esses resultados com um vasto conjunto de variáveis económicas e sociais que permitem caracterizar, em termos médios, como são os concelhos onde os partidos tiveram melhores ou piores resultados.

No caso do Bloco de Esquerda (BE) é possível verificar o seguinte, numa altura em que os resultados de 98% das freguesias estavam apurados:

+++ Ambiente +++

Os concelhos onde o BE obteve os resultados mais baixos caracterizam-se por um baixo grau de despesas municipais em ambiente, representando 6,29% das despesas totais, o que compara com a média nacional de 8,50%.

+++ Demografia +++

O partido coordenado por Catarina Martins teve os resultados mais baixos em concelhos nos quais a proporção da população residente que é estrangeira é mais baixa que a média nacional, ou seja, 2,08% face a 6,42%.

+++ Economia +++

O BE teve os piores resultados nos concelhos em que o poder de compra é significativamente mais baixo que a nível nacional.

Nos 108 concelhos em que o partido teve o pior terço dos resultados o poder de compra é de 72,06 pontos, face ao índice nacional de 100.

+++ Educação +++

Em termos de educação, o BE teve o desempenho mais fraco nos concelhos nos quais a percentagem da população com mais de 15 anos com pelo menos o ensino secundário é mais baixa que na média nacional: 20,01% versus 30,53%.

+++ Sociedade +++

Os piores resultados do BE tiveram lugar nos concelhos onde o número de médicos por mil habitantes, 2,34, é 62,22% inferior ao dado nacional de 5,56.

Leia Também: Bloco de Esquerda 'falha' eleição de José Manuel Pureza em Coimbra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas