Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"IL está a fazer o seu papel", mas só há 2 opções para primeiro-ministro

O presidente do PSD desvalorizou hoje as críticas que a Iniciativa Liberal (IL) lhe dirige, considerando que este partido está a fazer o seu papel, assim como o CDS-PP, mas que só há duas opções para primeiro-ministro.

"IL está a fazer o seu papel", mas só há 2 opções para primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

15:42 - 27/01/22 por Lusa

Política Legislativas

À margem de um almoço com empresários da restauração, no Porto, questionado sobre a afirmação do líder da IL, João Cotrim de Figueiredo, de que um Governo do PSD, sem a IL, será igual a um Governo do PS, Rui Rio respondeu: "Não faz sentido, é evidente que não é assim. Mas eu compreendo, estão a fazer o papel deles".

"Neste momento, a principal coisa que se vai decidir é quem é o primeiro-ministro e qual é o partido que lidera o Governo. E aí só há duas opções: ou votam no PS para ser o doutor António Costa -- podem votar no BE ou no PCP porque ele faz a geringonça -- ou então votam no PSD", defendeu, em seguida.

Segundo Rui Rio, "quer a IL quer o CDS estão a fazer o seu papel, estão a concorrer a eleições e, portanto, têm de dizer também umas coisas para convencer as pessoas a votar neles".

"Principalmente quando é notório que para tirar o doutor António Costa de primeiro-ministro e haver um outro primeiro-ministro só pode ser o do PSD e, portanto, o voto tem de ser no PSD", acrescentou.

No início destas declarações à comunicação social, Rui Rio realçou a proposta incluída no programa eleitoral do PSD de "reduzir temporariamente (entre julho de 2022 e dezembro de 2023) o IVA da restauração", de 13% para 6%, como "medida provisória para combater os dramáticos efeitos da pandemia neste setor".

O presidente do PSD disse que esta é "uma proposta que não foi muito falada durante a campanha eleitoral" e tem como objetivo ajudar um setor que com a pandemia de covid-19 "sofreu muito" e que "por isso merece da parte do Estado apoio".

No seu entender, "particularmente merecem apoio aquelas empresas que antes da pandemia eram francamente viáveis e funcionavam bem e tinham lucros e que agora, se não se conseguirem levantar, não têm responsabilidade nenhuma, a responsabilidade foi da pandemia".

"O Estado tem de estar aqui para ajudar a recuperar essas empresas", reforçou.

Rui Rio referiu que, se formar Governo, a redução do IVA para 6% será feita "nos dois primeiros orçamentos aprovados pelo PSD" e "depois, de futuro, obviamente que regressa à base".

Leia Também: Rui Rio "disponível para negociar" caso não ganhe as eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório