Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Rui Rio "disponível para negociar" caso não ganhe as eleições

O líder do PSD sublinhou que "votar no Partido Socialista" é "estar a votar na mesma solução" - numa coligação entre o PS, BE e PCP - e diz que o PSD é "o único" partido que se consegue "opor" à 'geringonça'.

Rui Rio "disponível para negociar" caso não ganhe as eleições

O líder do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que, caso não ganhe as eleições legislativas do próximo domingo, está “disponível para negociar” com o partido vencedor e espera que a atitude seja “recíproca”.

“Eu disse sempre a mesma coisa e continuo a dizer: se eu não ganhar as eleições, estou disponível para negociar com quem ganhar, no sentido de Portugal não ter de ir para eleições outra vez daqui a pouco tempo e garantir a governabilidade. Espero que seja recíproco, ou seja, se for eu a vencer, que haja da parte dos outros a abertura democrática suficiente para respeitar o resultado eleitoral e negociar uma base séria”, afirmou aos jornalistas no final de um almoço com empresários no Porto.

Questionado sobre se se manteria “disponível” para negociar caso a ‘geringonça’ se reconstituísse, Rui Rio considerou que nesse caso não é “preciso para nada” e acredita que tal acontecerá “se o Partido Socialista ganhar as eleições”, apesar de “parecer relativamente impossível há duas semanas”.

“Pelas últimas declarações do doutor António Costa, houve uma viragem de 180º e todos têm de perceber, no momento em que forem votar, que votar no Partido Socialista é voltar a votar na mesma solução. Ou seja, o PS com o Bloco de Esquerda e o PCP”, sublinhou.

E acrescenta: “Quem quiser que assim seja, pode votar com certeza num desses três partidos. Quem quiser que não seja assim, tem de votar no PSD porque é o único que tem força para se opor a isso”.

Recorde-se que, esta manhã, no Fórum TSF, o presidente do PSD afirmou que só admite conversar com o Chega sobre orçamentos "no debate parlamentar normal à vista de toda a gente", rejeitando que possam existir conversas de gabinete para "convencer" André Ventura.

Na mesma entrevista, manifestou a convicção de que a probabilidade de o PSD vencer as eleições de domingo é "mais elevada" do que a de o PS ganhar, embora reconheça que as legislativas estão "muito disputadas": "Admito que consiga ter uma diferença um bocado superior do que o que se está à espera".

Leia Também: PSD aposta em discurso de vitória e críticas sempre focadas em Costa

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório