Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Rio vê vitórias de PS ou PSD sem maioria como cenários mais prováveis,

O presidente do PSD considerou hoje que um Governo do PS ou do PSD sem maioria absoluta são os dois cenários mais prováveis em 30 de janeiro, mas descartou completamente a possibilidade de haver um executivo social-democrata com ministros socialistas.

Rio vê vitórias de PS ou PSD sem maioria como cenários mais prováveis,
Notícias ao Minuto

20:38 - 13/01/22 por Lusa

Política Legislativas

Interpelado pelos jornalistas assim que chegou ao Capitólio, em Lisboa, para participar no frente a frente televisivo com o líder do PS, Rui Rio, de gravata azul clara, apontou dois cenários "que são muito prováveis" para o dia 30, "que é ganhar o PSD, mas não ter maioria absoluta, ou ganhar o PS e não ter maioria absoluta".

Com estas previsões, prosseguiu o presidente social-democrata, o debate de hoje tem de esclarecer os eleitores sobre o que é que os dois partidos pretendem fazer "em cada um desses cenários".

Do debate em si Rio disse esperar duas coisas: que António Costa "diga em definitivo" o que vai fazer na eventualidade de vencer as legislativas sem maioria absoluta, uma vez que já anunciou que saíra se as perder, e "repita algumas coisas que não são verdade e que tem andado a dizer por aí".

O que é certo, garantiu Rio, é que não haverá um bloco central formal "no sentido de haver um Governo conjunto", já que essa ideia não agrada nem a socialistas nem a sociais-democratas.

O que é importante, na ótica do líder do PSD, é que haja respeito pelo resultado das eleições e que se caminhe para defender "a governabilidade e a estabilidade política do país".

Sobre o frente-a-frente, que será transmitido por RTP-1, SIC e TVI a partir das 20:30, Rui Rio, disse esperar que seja civilizado: "Não vim para uma tourada".

Leia Também: António Costa e Rui Rio protagonizam hoje único debate a dois

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório