Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Estamos a passar a uma fase endémica" mas é importante manter cuidados

O secretário de Estado da Saúde concordou com o que o Presidente da República afirmou na sexta-feira, assumindo que, apesar de ainda estarmos numa fase epidémica, estamos a transitar para uma endemia, algo que se alcançará quando houver maior estabilidade.

"Estamos a passar a uma fase endémica" mas é importante manter cuidados
Notícias ao Minuto

16:09 - 03/01/22 por Notícias ao Minuto

País Lacerda Sales

António Lacerda Sales deu esta segunda-feira razão ao que o Presidente da República disse esta sexta-feira, de que Portugal estaria a passar a uma endemia, no entanto, o secretário de Estado da Saúde sublinhou que Portugal ainda não está nessa fase e é preciso manter cuidados e continuar a testar. 

O secretário de Estado da Saúde disse,  numa visita ao novo centro de vacinação da Maia, que a terminologia - quando nos referimos a endemia - é "demasiado técnica" e o certo é que "quando falamos em pandemia falamos a nível global".

"Portugal está numa fase epidémica, e porquê epidémica? Porque ainda estamos sujeitos a ondas, estamos neste momento na quinta onda, portanto ainda não é um mar estável", começou por explicar. 

"Ainda não temos uma estabilidade naquilo que são as consequências do próprio vírus. Passaremos a uma fase endémica quando houver maior estabilidade do ponto de vista endémico, do ponto de vista de doença, do ponto de vista de saúde, do ponto de vista daquilo que é a forma como o vírus atua no ser humano", continuou, acabando por concordar que "estamos a passar a uma fase endémica". 

"Estes processos são de transição", sublinha Lacerda Sales. 

O secretário de Estado afirma ainda que o importante, neste momento, é passar uma mensagem de tranquilidade, mas com atenção aos cuidados necessários para manter a pandemia sob controlo, nomeadamente continuar a testar, o uso de máscara, o distanciamento e a vacinação.  

Leia Também: Um ano de vacinação. "Mantemos o foco na proteção de toda a população"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório