Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Chicão no Governo privatiza a TAP? "Aprecio a confiança do líder do CDS"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que a TAP "é um buraco negro para os contribuintes" e indicou que se o partido chegar ao Governo nas eleições legislativas de janeiro a empresa "será privatizada no dia seguinte". Pedro Nuno Santos respondeu.

Chicão no Governo privatiza a TAP? "Aprecio a confiança do líder do CDS"
Notícias ao Minuto

08:57 - 23/12/21 por Notícias ao Minuto

Política Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos esteve, na noite desta quarta-feira, na SIC Notícias, onde a TAP foi o tema forte da entrevista. Questionado sobre a consideração do líder do CDS - que referiu que se chegar ao Executivo a empresa será privatizada "no dia seguinte" - o ministro das Infraestruturas lançou uma farpa a Francisco Rodrigues dos Santos: "Aprecio a confiança do líder do CDS sobre o dia em que vai ser Governo".

"Em relação às críticas dos partidos, queria lembrar que fui o único a defender que o plano de reestruturação fosse ao Parlamento. Ninguém quis e os partidos da oposição, o PSD e o CDS também não quiseram. Fugiram como o diabo foge da cruz de ter de tomar uma posição", argumentou, avaliando que tal "é uma pena" porque "os políticos têm de assumir responsabilidades mesmo em temas difíceis". 

"Acabámos de assinar um acordo com a Comissão Europeia e não me passa pela cabeça que [este] não seja respeitado por um partido como o PSD. E seria um desastre para a economia nacional", apontou ainda, ressalvando que "tem mais dificuldade" em traçar um cenário de um Governo que envolva o CDS. 

"O CDS quando for Governo... Eu aí tenho mais dificuldade. Aprecio a confiança do líder do CDS sobre o dia em que vai ser Governo, mas não me surpreende a vontade de privatizar a TAP", atirou o ministro. 

Mais à frente, e instado a comentar sobre se o PS não devia 'abrir o jogo' e revelar se estava disposto a acordos com o PSD após as eleições do dia 30 de janeiro, Pedro Nuno Santos dissertou que Rui Rio (e os social-democratas) "não tem nada para apresentar aos portugueses"

"O que tem para apresentar é isso: 'Se nós perdermos, sustentamos um Governo do Partido Socialista'. E eu acho que o PSD, desse ponto de vista, faz bem. Agora, o que o PS escolhe fazer nesta campanha é uma coisa diferente. É apresentar ao povo português o trabalho feito e o trabalho que quer continuar a fazer", garantiu o governante. 

Recorde-se que o presidente do CDS-PP considerou ontem que a TAP "é um buraco negro para os contribuintes" e indicou que se o partido chegar ao Governo nas eleições legislativas de janeiro a empresa "será privatizada no dia seguinte". "A TAP voltou a provar que é uma birra do ministro Pedro Nuno Santos", afirmou Francisco Rodrigues dos Santos

Numa nota divulgada hoje a propósito da aprovação pela Comissão Europeia do plano de reestruturação da TAP, o líder centrista argumentou que "o atraso português também se verifica na teimosia com que a Esquerda insiste que o serviço público só pode ser garantido por uma empresa detida pelo Estado". "Não é verdade. Portugal é um dos últimos países cuja companhia de bandeira é ainda uma empresa pública", defendeu.

De lembrar ainda que, na terça-feira, a Comissão Europeia aprovou o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, impondo, porém, algumas condições, entre elas que a companhia aérea disponibilize até 18 'slots' por dia no aeroporto de Lisboa.

Leia Também: "Há seis interessados na TAP. Três fundos e três grupos de aviação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório