Presidente e vice do Governo dos Açores nos Estados Unidos

Os presidente e vice-presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro e Artur Lima, participam no fim de semana, nos Estados Unidos, na celebração dos 30 anos da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, foi hoje anunciado.

"Interesse da região tem de ficar acima da conservação de poder"

© Facebook / José Manuel Bolieiro

Lusa
01/12/2021 18:25 ‧ 01/12/2021 por Lusa

Política

Visita

 

Ambos os governantes vão aproveitar a passagem pelos Estados Unidos para estabelecerem diversos contactos nos estados de Massachusetts e Rhode Island, onde se concentra grande parte da comunidade de origem açoriana, a par da Califórnia.

Estima-se que existem nos Estados Unidos 1,5 milhões de açorianos e seus descendentes.

Na política como nas artes e nas novas tecnologias são várias as figuras de origem açoriana que têm vindo a emergir na sociedade norte-americana.

José Manuel Bolieiro e Artur Lima mantêm no sábado um encontro com dirigentes associativos culturais e sociais e com agentes económicos das comunidades açorianas do estado de Rhode Island, em East Providence, sendo que a tarde está reservada para uma reunião com iguais representantes das comunidades do Estado de Massachusetts, em New Bedford.

O programa dos responsáveis pelo executivo açoriano termina na Casa dos Açores da Nova Inglaterra, em Fall River, com o lançamento do livro sobre a Emigração Açoriana para os Estados Unidos da América ("Volume 1 -- De Colombo à Primeira Guerra"), editado pela Associação dos Emigrantes Açorianos.

No domingo, e após contactos com representantes dos órgãos de comunicação social que servem as comunidades açorianas na zona, José Manuel Bolieiro e Artur Lima integram o almoço comemorativo dos 30 anos da Casa dos Açores da Nova Inglaterra.

Em paralelo, será apresentada uma exposição alusiva à emigração açoriana para os Estados Unidos da América.

A Casa dos Açores da Nova Inglaterra (CANI) foi oficialmente fundada como "Casa dos Açores do Estado de Rhode Island", no estado de East Providence, em 08 de junho de 1982, e teve como primeiro presidente o senador John Correia.

Foi criada com o objetivo de prestar serviços à comunidade onde se encontra inserida nas mais variadas vertentes (oportunidades educacionais, culturais e sociais), bem como o intercâmbio cultural e logístico entre a comunidade açoriana imigrante no sudoeste da Nova Inglaterra e os Açores.

Após um interregno de cerca de oito anos, em 16 de outubro de 1991, Leonardo Oliveira e um grupo de amigos seus conterrâneos reabriram a instituição, já sob a denominação de Casa dos Açores da Nova Inglaterra, sendo o seu primeiro presidente Paulo Bettencourt (1991), seguindo-se José Soares (1993), Mariano Alves (2004) e João Luís Morgado Pacheco (1995 e 2006).

Em 2010, Mário Ventura assumiu a presidência até 2012, altura em que Nélia Alves-Guimarães foi eleita a primeira mulher presidente desta instituição. Em 2018, Francisco Viveiros assumiu a presidência, que ainda exerce atualmente.

Leia Também: Agendas Mobilizadoras são "impulsos da iniciativa privada", diz Bolieiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas