Buscas em clubes de futebol. "Mais um passo para que se destrua o polvo"

Comentário de Ana Gomes às buscas que têm visado, esta semana, vários clubes de futebol portugueses.

Ana Gomes candidatura presidenciais

© Getty Images

Notícias ao Minuto
24/11/2021 11:55 ‧ 24/11/2021 por Notícias ao Minuto

Política

Ana Gomes

A antiga eurodeputada Ana Gomes comentou, esta quarta-feira, na SIC Notícias, as buscas que têm visado, esta semana, vários clubes de futebol portugueses, empresários e advogados.

Para a socialista, este é "mais um passo dado para que finalmente se destrua o polvo que tem usado o país e outros países com esquemas de branqueamento de capitais e evasão fiscal".

Apesar desta operação se centrar "nos empresários do futebol, como Jorge Mendes que há muito faz parte do chamado carrossel", Ana Gomes defendeu que estas investigações "têm de ir aos parceiros destes supostos empresários", garantido que alguns "são entidades supostamente idóneas, que até estão noutros setores da atividade mas que, participando nestes esquemas, demonstram a natureza criminosa das suas atitudes".

A antiga diplomata salientou ainda que a Justiça tem de colocar um ponto final nos esquemas usados por empresários e dirigentes que utilizam "clubes, jogadores e o Estado" para enriquecer, "em rede de criminalidade organizada".

Antes de terminar, Ana Gomes admitiu que estamos a assistir a uma mudança de paradigma com estas buscas e as anteriores já feitas. "Estamos finalmente a atuar, como já devíamos ter atuado há mais tempo, sobretudo depois da divulgação do 'Football Leaks'. Outros países atuaram de forma mais ou menos cirúrgica [...]. As associações desportivas são entidades obrigadas ao respeito das regras contra o branqueamento de capitais. Em Portugal também, mais cedo ou mais tarde, as autoridades teriam de o fazer, nem que fosse por pressão das de outros países", concluiu.

Leia Também: 'Operação Fora de Jogo'. Buscas no Sp. Braga e no Vitória de Guimarães

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas