Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19: BE diz que é urgente garantir aceleração da vacinação

O BE defendeu hoje que "é absolutamente urgente" garantir que o ritmo de vacinação contra a covid-19 é acelerado "o mais rapidamente possível" para combater a pandemia, apelando ao urgente reforço do número de profissionais de saúde.

Covid-19: BE diz que é urgente garantir aceleração da vacinação
Notícias ao Minuto

18:34 - 19/11/21 por Lusa

Política Pandemia

À saída da reunião que juntou hoje no Infarmed, em Lisboa, especialistas e políticos para analisar a situação epidemiológica da covid-19, o deputado do BE Moisés Ferreira defendeu que "a vacinação resulta" e que "a melhor forma de fazer face a um recrudescimento dos casos da pandemia" e de "debelar de forma futura e permanente a pandemia é exatamente reforçar a vacinação".

"Aquilo que é absolutamente urgente neste momento é garantir que essa vacinação é acelerada o mais rapidamente possível", pediu.

Outra das ideias defendidas pelos bloquistas para combater a pandemia é a necessidade de aumentar o número de profissionais de saúde.

"Responder à pandemia passa também e essencialmente por reforçar o número de profissionais de saúde e não sobrecarregar os mesmos de sempre", defendeu.

Para o BE "a grande prioridade neste momento" é "contratar profissionais diretamente para reforçar centros de vacinação".

"Como foi dito na reunião, se nós queremos garantir que nos próximos dias, na próxima semana, nos próximos 15 dias chegamos a uma vacinação total das pessoas mais velhas temos que aumentar o ritmo de vacinação e isso é aumentar o reforço e os recursos dos centros de vacinação", disse.

Desde o início da pandemia, continuou Moisés Ferreira, ouve-se "dizer que as unidades de saúde pública precisam de mais recursos, nomeadamente mais profissionais de saúde".

"É necessário reforçar já as unidades de saúde pública com é necessário reforçar, de imediato também com profissionais, os centros de saúde e os hospitais", pediu.

O SNS, na perspetiva do bloquista, "não pode continuar a suspender atividade a cada nova vaga da covid", considerando que esta suspensão "já não se justifica" depois de quase dois anos de pandemia.

A covid-19 provocou pelo menos 5.130.627 mortes em todo o mundo, entre mais de 255,49 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.300 pessoas e foram contabilizados 1.117.451 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: AO MINUTO: 3.ª dose? "Precisos mais meios"; Casos baixam no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório