Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

OE. Presidente do CDS admite adiar congresso em caso de crise política

O presidente do CDS-PP admitiu hoje que o congresso do partido possa ser adiado caso o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) seja chumbado, mas considerou "uma encenação política" as ameaças da esquerda de voto contra.

OE. Presidente do CDS admite adiar congresso em caso de crise política
Notícias ao Minuto

13:00 - 14/10/21 por Lusa

Política OE2022

"O CDS tem órgãos próprios que têm competências para avaliar a dinâmica do próprio calendário político, e se isso vier a acontecer é uma discussão que estará em aberto certamente no nosso partido", afirmou Francisco Rodrigues dos Santos em conferência de imprensa na sede nacional do CDS-PP, em Lisboa.

O líder centrista justificou que "nenhum português compreenderia" que "um partido estruturante da democracia e fundamental para uma alternativa política no centro-direita estivesse preocupado em eleições internas quando há eleições gerais no país".

No entanto, considerou que essa discussão é "demasiado precoce" e que não se pode "fazer fé nas alegações da esquerda porque elas no passado constituíram sempre uma encenação política para alavancar as suas exigências junto do PS e tornarem o Orçamento do Estado ainda pior do que ele já é".

"Não há razões para crer, atendendo ao histórico, que o orçamento não será aprovado. No entanto, a realidade política é dinâmica, não é estática, e o nosso partido saberá interpretar o resultado das votações", afirmou.

O 29.º Congresso do CDS-PP está agendado para os dias 27 e 28 de novembro.

O primeiro processo de debate parlamentar do OE2022 decorre entre 22 e 27 de outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade. A votação final global está agendada para 25 de novembro, na Assembleia da República, em Lisboa.

Leia Também: Sem "surpresas". CDS "não vê razão" para alterar sentido de voto no OE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório