Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Professor aposentado candidata-se pelo Chega à Câmara de Gavião

O professor aposentado António Miranda é o candidato do partido Chega à Câmara de Gavião (Portalegre), gerida pelo PS, nas eleições autárquicas de 26 de setembro, confirmou hoje o próprio à agência Lusa.

Professor aposentado candidata-se pelo Chega à Câmara de Gavião
Notícias ao Minuto

17:22 - 27/08/21 por Lusa

Política Autárquicas

Com mestrado em administração pública, o candidato, de 63 anos, apresenta-se nesta 'corrida' eleitoral com o objetivo de "partilhar" conhecimento e de ser "útil" naquele concelho do Alto Alentejo.

"Quero fornecer e trabalhar no sentido de uma outra leitura e interpretação da realidade humana, da realidade económica, da realidade ambiental", disse.

Manifestando-se preocupado com a perda de população na última década no concelho de Gavião, António Miranda acrescentou que a ideia da sua candidatura passa por apresentar soluções para "repovoar" e tornar "atrativo" para os mais jovens aquele território.

O candidato defendeu que, para criar emprego, "é preciso estarem as pessoas" no território, criando, em paralelo, "infraestruturas" em várias áreas, nomeadamente no setor primário e secundário.

"O ambiente não poderá ser esquecido", tal como a aposta na "produção de azeitona", defendeu o candidato, que disser querer "voltar a tornar o campo mais atrativo" para os jovens: "As pessoas fugiram do campo por ser duro, mas agora significa futuro".

O candidato do partido Chega criticou ainda a gestão socialista da Câmara de Gavião nos últimos oito anos, lamentando que o investimento efetuado tenha sido "em betão" e "em museus".

"Há muito pouca transparência, há muito pouco rigor. Aqui, os orçamentos anuais nos últimos 10 anos rondam sempre os seis milhões de euros e as contabilidades estão montadas, têm vindo a ser apresentadas desta forma, muito inócua", disse.

Defendendo um "relacionamento" mais aprofundado em termos turísticos com o rio Tejo, que atravessa aquele concelho, António Miranda assumiu pretender ver "dinamizado" o setor do comércio.

A Câmara de Gavião é liderada pelo socialista José Pio, de 59 anos, que se candidata a um terceiro mandato consecutivo.

Além de António Miranda (Chega) e de José Pio (PS), são candidatos a este município Rui Vieira, pela CDU e Vítor Filipe, pelo PSD.

O atual executivo municipal é composto por quatro eleitos do PS e um do PSD.

As eleições autárquicas de 2021 estão marcadas para o dia 26 de setembro.

Leia Também: Internado ou em confinamento no dia 26? Saiba como pedir voto antecipado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório