Meteorologia

  • 25 JULHO 2021
Tempo
27º
MIN 18º MÁX 27º

Edição

AR unânime no pesar pelas vítimas das cheias em vários países europeus

O parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar apresentado pelo PS pelas cerca de duas centenas de vítimas mortais em consequências de inundações que atingiram na semana passada vários países da Europa.

AR unânime no pesar pelas vítimas das cheias em vários países europeus
Notícias ao Minuto

16:24 - 22/07/21 por Lusa

Política Inundações

Este voto teve como primeiros subscritores o antigo ministro e atual presidente da Comissão de Assuntos Europeus, Luís Capoulas Santos, e a presidente do Grupo Parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes.

No voto refere-se que na semana passada "inundações de dimensões catastróficas atingiram diversos países da Europa Central e Ocidental, tendo provocado, até ao momento, a perda de cerca de duas centenas de vidas humanas, mais de um milhar de desaparecidos, prejuízos materiais de grande magnitude e enormes danos ambientais".

"A Alemanha foi o país mais atingido, mas a tragédia afetou também com gravidade, principalmente, a Bélgica, o Luxemburgo, os Países Baixos, a Áustria e a Suíça", especifica-se no texto.

Os proponentes deste voto apontam depois que "a escala das inundações tem gerado desde inúmeras manifestações de solidariedade e de apoio e mobilizado também as instituições europeias a ativar todos os mecanismos de apoio disponíveis, complementando os esforços nacionais no sentido de ser prestado o apoio adequado às pessoas e entidades afetadas e à recuperação de habitações, infraestruturas e habitats destruídos".

Nesse sentido, a Assembleia da República, na sessão plenária de hoje, a última da presente sessão legislativa, "expressa o seu profundo pesar às famílias das vítimas e às autoridades dos países atingidos pelas inundações registadas".

Leia Também: Sobe para 33 número de mortes por inundações na China

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório