CDS quer chamar Medina à AR por causa de alegado envio de dados à Rússia

O CDS apresentou, esta quarta-feira, um requerimento para a audição do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, após o alegado envio de dados pessoais de três manifestantes à Rússia.

Medina contra "nacionalismos agressivos" em dia da Restauração

© Global Imagens

Lusa
10/06/2021 06:01 ‧ 10/06/2021 por Lusa

Política

Lisboa

 

No requerimento, dirigido ao presidente da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, Sérgio Sousa Pinto, o deputado Telmo Correia pede que "se delibere a presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Lisboa para prestar esclarecimentos" sobre a suposta divulgação de dados pessoais à Federação Russa.

O Expresso e o Observador avançaram, na quarta-feira, que a Câmara de Lisboa fez chegar às autoridades russas os nomes, moradas e contactos de três manifestantes russos que, em janeiro, participaram num protesto, em frente à embaixada russa em Lisboa, pela libertação de Alexey Navalny, opositor daquele Governo.

No documento, o CDS notou que, apesar da autarquia ter assumido o erro, os serviços da câmara afirmaram "que era da inteira responsabilidade dos promotores ter o cuidado de não facultar informações pessoais que excedessem o estritamente necessário para o cumprimento dos preceitos legais e que este era o 'procedimento habitual adotado à vários anos'".

Para o grupo parlamentar do CDS, tal afirmação "faz supor que não é a primeira vez que são revelados dados de cidadãos" a outros países.

"Esta situação afigura-se preocupante e extremamente relevante tanto mais quanto é sabido que a Federação Russa tem violado os direitos humanos, nomeadamente perseguindo os opositores daqueles que se encontram no poder daquele Estado", apontou.

O CDS também enviou um conjunto de perguntas a Fernando Medina.

A Lusa contactou a Câmara de Lisboa, mas, até ao momento, não obteve resposta.

Leia Também: Moedas quer demissão de Medina por alegado envio de dados à Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas