Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Pinheiro desiste do Porto. "Não será melhor PS por um anúncio no jornal?"

Secretário de Estado declinou o convite para concorrer à Câmara Municipal do Porto. Rui Rio já reagiu.

Pinheiro desiste do Porto. "Não será melhor PS por um anúncio no jornal?"
Notícias ao Minuto

22:44 - 09/06/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Rui Rio

Rui Rio socorreu-se do Twitter para fazer o seu primeiro comentário à desistência de Eduardo Pinheiro da corrida à Câmara Municipal do Porto, esta quarta-feira conhecida. Face à notícia que dava conta da saída de cena desta candidatura autárquica, apoiada pelos socialistas, o líder do PSD questionou: "Não será melhor o PS por um anúncio no jornal?"

Recorde-se que o secretário de Estado da Mobilidade emitiu uma nota, a que a Lusa teve acesso, onde afirmava ter recebido o convite "com orgulho", mas que o declinava.

"Recebi com orgulho o convite do presidente da Federação Distrital do Porto do PS para encabeçar uma candidatura à Câmara Municipal do Porto, contudo, após reflexão cuidada, declinei hoje o convite que me foi endereçado", referiu o governante.

Apesar da sua recusa, Eduardo Pinheiro agradeceu "a confiança depositada" e afirmou a sua "total disponibilidade para apoiar o partido em torno de uma candidatura alternativa ao atual poder autárquico".

Eduardo Pinheiro, de 42 anos, é um dos cinco secretários de Estado que o Governo nomeou, em abril de 2020, ao abrigo do estado de emergência, para cumprirem a missão de coordenação regional do combate à pandemia causada pela Covid-19.

Aquando da renúncia de Guilherme Pinto ao mandato por razões de saúde, Eduardo Pinheiro assumiu, em fevereiro de 2017, funções como presidente da autarquia de Matosinhos.

A Câmara do Porto é liderada pelo independente Rui Moreira, cujo movimento elegeu sete mandatos nas autárquicas de 2017, aos quais se somam quatro eleitos do PS, um do PSD e um da CDU. São já conhecidas as candidaturas de Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Vladimiro Feliz (PSD), Diogo Araújo Dantas (PPM) e André Eira (Volt Portugal).

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Leia Também: Eduardo Pinheiro desiste de candidatura à Câmara do Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório